Meninas e meninos,
No Da Villa Comes & Bebes harmonizei vinhos brasileiros com sanduíche de Bresaola, uma das delícias do local. Os vinhos são selecionados para serem comercializados a custos interessantes. Para quem nunca comeu Bresaola esta é um embutido normalmente com carne bovina desidratada ao ar livre. Na ultima vez que estive no Da Villa Comes & Bebes com os amigos Luis Felipe e Adriana, a loja ainda não havia mudado, agora está na Rua Cuxiponés, 125 – Vila Anglo Brasileira, São Paulo –
Foram vinhos especiais, de pequenas vinícolas brasileiras, quase todas de Santa Catarina. Uma a Casa Verrone, do estado de São Paulo. Vou colocar na sequência dos que mais me agradaram com a gastronomia. Esta degustação ocorreu no início de 2020 na sede antiga da Da Villa Comes & Bebes, e se eu fosse descrever os vinhos isoladamente, sem o sanduíche de Bresaola, a ordem seria outra, com certeza!
1-Don Guino 2018-Villagio Conti. Um vinho da cepa Montepulciano, cor rubi escuro com alguma evolução. 12 meses de barricas. Aromas com fumo de corda, especiarias e um frutado lembrando ameixas pretas. Em boca um delicioso toque oxidativo, frutado, especiarias, e no aroma, depois de um tempo, sutil floral.
2-Forma dois vinhos empatados.
Palazzo Ducale 2017. Um corte de quatro cepas de origem italiana Sangiovese, Primitivo, Rebo e Nero D´Avola. Não passa por madeira, mas estagia em aço por 20 meses e mais 6 meses em garrafa. As uvas fermentam separadamente. Cor rubi, aromas frutados predominantes e especiarias. Em boca confirma o olfato.
Ribolla Gialla 2018. Cor amarelo mais escuro que o palha. Muito frutado, floral lembrando rosas, especiarias picantes. Em boca as frutas secas surgem potentes, com damasco, avelãs, confirma as especiarias picantes.
3- Thera Sauvignon Blanc 2018. Amarelo palha. Aromas frutados lembrando a maçã verde, cítricos amargos como a sidra, sutil herbáceo. Depois de um tempo em taça surgem florais. Em boca o frutado da maçã verde e o cítrico, ótima acidez.
4-Gran Speciale Cabernet Sauvignon/Franc 2016 Casa Verrone. O mais antigo de safra, mas o mais potente ainda. Sua cor rubi com halo evolutivo. Aromas com de frutas negras em compota, canforado, especiarias picantes. Em boca confirma o frutado, o canforado com um frescor gostoso. Algum caramelo aparece e as especiarias picantes. Estagia 12 meses em barricas novas. A técnica de dupla poda em território paulista o torna bem diferente dos demais provados.
Da Villa – Comes & Bebes-Rua Cuxiponés, 125 – Vila Anglo Brasileira, São Paulo – SP, 05030-020-Tel: 2478-4508
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão