Meninos e meninas,
Lapostolle Red Blend foi enunciado em um elegante jantar, razão de Charles Henri de Bournet Marnier Lapostolle ter vindo ao Brasil pessoalmente, onde na ocasião iria apresentar uma novidade à época, o Le Petit Clos, e que infelizmente por problemas muito comuns neste país, na alfandega, o vinho não foi liberado.
Sorte nossa, convidados do gentleman Charles-Henri de Bournet Marnier Lapostolle, pois este ficou de entregar uma garrafa do Le Petit Clos para cada jornalista presente no jantar, e assim foi feito mais adiante veja no site .
Mas no mesmo jantar, conversando com o Charles, ele me comentou que estavam por lançar em breve uma novidade mais, e que esta seria um corte, chamado Lapostolle Red Blend, e que degustei finalmente uns dez dias atrás em uma grande mostra das novidades da Mistral.
Porque lembrei então do jantar onde o Charles mencionou o novo vinho que estaria sendo lançado, e que ainda estava em guarda à época, afinando em barricas e depois descansando na garrafa, é que de toda a linha de vinhos da Lapostolle, não há nenhum vinho do qual não tenha gostado, tenho sim, minhas preferências, claro, mas todos são ótimos, e eu queria degustar logo mais este vinho.
Muitas novidades e muito boas a Mistral está trazendo ao Brasil, das quais ainda falarei, mas quis destacar o Lapostolle Red Blend 2013 justamente por causa da história do jantar mencionado e da origem dele que é do Valle del Rapel.
Lapostolle Red Blend 2013 é um corte tinto onde ao menos nesta safra temos 28% Syrah, 23% Carmenère, 22% Merlot, 25% Cabernet Sauvignon e 2% Cabernet Franc, com passagem por uma mescla de barricas francesas por 12 meses, sendo 23% novas, 46% de segundo uso e 31% de terceiro uso.
Muita fruta negra, especiarias e toques tostados no olfato, em boca confirma as frutas, muita boa acidez tornando-o fresco e equilibrado com taninos e álcool, ótimo para se beber mesmo sem acompanhamentos, mas eu indicaria queijos maduros, embutidos com especiarias, morcelas, carnes vermelhas em variadas cocções.
Parabéns Lapostolle por mais uma grande novidade em vinhos e claro, parabéns Mistral por importar a linha Lapostolle.
Só para deixar com água na boca, foram 16 novidades de grande produtores e de diversos países que estavam na mostra das novidades da Mistral, entre brancos, rosados e tintos.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão