Meninas e meninos,
Olival Terras Altas elabora azeites a 1600 metros de altitude, com certeza o olival mais alto do mundo, ao menos, que se tenha noticia. Adaptaram-se bem as variedades Grappolo-italiana, Arbequina-espanhola e a grega Koroneiki, para extrair destas olivas o azeite, este alimento funcional.
Uma curiosidade é que o casal de produtores, ele Avaro Cesar Fochi-meu nome também é Álvaro Cézar- e ela Elisa Fochi, são vindos do interior de São Paulo, há quase 500 km da capital, e se encantaram pela região, pelo clima, com diferencial de temperatura bem distinto da região de origem do casal.
Daí, como plano de se aposentarem, cuidaram de arrumar trabalho, não é brincadeira! Plantaram as oliveiras e hoje extraem delas um puro e ótimo azeite extra virgem que é um Field Blend- blend de campo com as variedades citadas acima. Como a maior área plantada é de Arbequina, ela compõe cerca de 80% do blend, ficando para as outras variedades o complemento.
Alvaro e Elisa viram a possibilidade do turismo, visto estarem muito próximos do Pico do Gavião, ponto turístico de Andradas, e onde frequentemente há um ótimo festival o Blues na Montanha, com edições ao longo do ano, e o estacionamento do Empório Terras Altas serve aos frequentadores, com a vantagem de ter um serviço de leva e trás ao pico.
O Empório Terras Altas, cresceu, e os produtos não se limitam ao ótimo azeite, tem ótimas cervejas uma cachaça envelhecida em madeira de oliveira, além das parcerias com produtos como os sabonetes Oli Soft feitos com azeite. Como Andradas é a terra do café, tem um cafezinho da hora também, sanduíches e estrutura para se passar um bom tempo proseando com o casal, que nesta parte também, não faz feio!
Recomendo uma visita, pois é inédito termos azeites extraídos de tão elevada altitude e no Brasil, que já concentra uma grande gama de ótimos azeites.
Azeite Terras Altas-Instagran @azeiteterrasaltas
35 9 9191-2095
contato por e-mail: [email protected]
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão