Meninas e meninos,
Como acadêmico da ABG- Academia Brasileira de Gastronomia, e cozinheiro curioso desde sempre, fico muito ligado nos eventos que possam surgir pela cidade, e recebi dos amigos do La Casserole, onde além da proprietária Marie France Henry, o excelente profissional dos vinhos Sebastião Martins, o querido Tom, executam seu trabalho primoroso, um aviso sobre um programa gastro-cultural, se assim podemos chamar.
No dia 13 de Setembro próximo, uma noite que une a arte nos dois temas gastronomia e cultura com uma visita exclusiva e guiada pela exposição de Toulouse-Lautrec, no MASP, seguida de um jantar no La Casserole com o Menu Cabaret et Bohémie que estará em cartaz no restaurante; detalhe: o museu estará fechado para o grande público, e apenas 30 pessoas participarão desta experiência fantástica.
A gastronomia como expressão cultural precisa ser entendida assim, e a ABG-Academia Brasileira de Gastronomia participa deste movimento para levar esta modalidade de cultura que tem muito de regional, ainda mais num país como o Brasil, com extensão continental, com usos e costumes tão diferenciados na sua culinária que nos levam inclusive aos diversos países que aqui vieram ou como colonizadores, ou mesmo invasores e aos escravos que aqui chegaram.
Inspirado nos pratos mais consumidos no final do século IXX e início do século XX, o Menu Cabaret et Bohemie tem quatro etapas: acepipe, entrada, prato principal e sobremesa.
Acepipe
Salmão defumado, blinis, creme ao limão siciliano
Entrada
Terrine de foie gras,
maçã verde caramelizada
Prato Principal
Entrecôte, cebola roxa tostada,
molho demi glace, batata duchesse
ou
Peixe do dia, ovo poché,
sauce hollandaise, aspargos
Sobremesa
Parfait de chocolate, Cointreau e calda de mexerica
*Bebidas alcoólicas não inclusas*
Sobre a exposição e a visita guiada:
Toulouse-Lautrec foi um dos artistas europeus mais importantes na virada do século 19 para o século 20. Retratou a atmosfera dos cabarets franceses, seus frequentadores, etc.
A visita será guiada pela equipe de curadoria do MASP, onde a exposição fica em cartaz até o dia 1º de outubro.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão