Meninas e meninos,
Poeira Cabernet Franc 2020, mais um dos vinhos do Rubem Ernesto Kunz, o vinhateiro apaixonada responsável pelos Vinhos da Rua do Urtigão. Já degustei e postei alguns dos vinhos do Kunz, mas sempre me surpreendo ao degustar um deles.
Poderão ver as postagens anteriores no site Divino Guia .
O Poeira como se comporta?
Como a intenção do Kunz é “engarrafar” a safra, nos vinhos sem intervenção, fica mais fácil quando comparamos um rótulo que já provamos de outras safras. Os Vinhos da Rua do Urtigão trazem este valor agregado, qual seja o de nos fazer sentir, mesmo aos mais leigos, as nuances distintas de safra para safra, dentro da mesma cepa.
Vamos ao vinho-Visual com cor mais firme:
Poeira Cabernet Franc 2020, ao meu modo de analisar, tem uma cor mais firme(foi assim que o defini degustando, então vou preservar a palavra), mesmo não sendo filtrado, não deixa de ter brilho.
As uvas vieram de Monte Belo do Sul-RS, vinificadas em Taquara-RS, mínima quantidade de sulfitos e fermentado sob leveduras indígenas, aquela existentes no local, autóctones.
Olfativamente:
O vinho me trouxe muita fruta, a cereja em especial, certo frescor também que eu não soube definir se era um canforado, um eucalipto, ou talvez pimentão cortado, por isto quando degustei não incluí este aroma.
Paladar.
Em boca a fruta se confirma. Tem uma ótima acidez, característica da cepa, taninos bem presentes, mas nada agressivos. Vinho jovem; eu gostaria de repetir a degustação com esta safra daqui uns três anos.
Equilibrado, com álcool comportado na casa dos 12,7%, em meu modo de analisar, recomendaria não refrescar abaixo dos 16/18º C e deixar em taça algum tempo para oxigenar, deixando a garrafa aberta.
Para harmonizar:
Eu harmonizei com um frango caipira ao molho, feito na panela de ferro lentamente, mas, confesso que adoraria tê-lo como companhia de um cordeiro ou um pato.
Mais um ótimo exemplar de um vinhateiro por paixão aos vinhos, expressando a safra, a cepa e região.
Para informações sobre os Vinhos da Rua do Urtigão, seu instagram.
@vinhosdaruadourtigao
@rubemernestokunz
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão