Meninas e meninos,
Faz alguns meses estive a convite da Receitaria Escola Gourmet para uma visita e também para uma aula de salgadinhos, onde pude junto à Chef Roberta Engels fazer esfirras, coxinhas, croquetes e bolinhos de bacalhau.
A Receitaria Escola Gourmet não pretende formar Chefs de Cozinha, mas sim, ensinar técnicas aos interessados em panificação, confeitaria, e receitas em cursos rápidos sobre bolos, cozinha japonesa, massas, hambúrgueres, macarrons e mais uma infinidade de outros quitutes.
O curso de Técnicas de Chef podem ser feito tanto por aqueles que estão se iniciando na cozinha, bem como para profissionais que queiram se aprimorar, com conteúdo completo desde a higiene e sanitização até a introdução à cozinha molecular.
Este curso e o de Técnicas de Confeitarias têm duração de 36 aulas com cerca de 3h30 cada, totalizando 126 h. Demais cursos, em geral, são com 6 aulas de mesma duração, onde os mais variados temas podem ser abordados, desde salgadinhos, até alguns mais específicos como cozinha japonesa.
Quando estive na Receitaria escola gourmet, fiz uma aula de salgadinhos, onde os ingredientes todos que seriam utilizados já estavam separados e pesados ou porcionados de acordo com suas receitas, desde a confecção das massas até seus recheios, sendo alguns fritos e outros assados.
Para conhecer de perto e poder indicar, escolhi esta aula de salgadinhos por ser mais prática e de gosto quase que universal, onde as coxinhas de frango, os bolinhos de bacalhau, os croquetes de carne que Roberta explicou que utiliza até mesmo sobras de churrascos e as esfirras foram feitas por mim, com sua supervisão e todo o cuidado com objetos e utensílios mais perigosos como facas, as panelas com óleo para frituras etc…
Como não costumo postar receitas, segue aqui apenas a de bolinhos de bacalhau onde assinam os Chefs Erick Passarelli e Roberta Engels.
Bolinho de bacalhau
Ingredientes:
125 g de bacalhau demolhado
125 g de batatas
1 ovo com gema e clara separados
½ dente de alho
¼ de cebola finamente picada
Salsinha o quanto baste finamente picada
Sal a gosto(cuidado)
Pimenta do reino moída na hora a gosto
Óleo de sua preferência para fritar: o que usamos foi o de canola
Modo de preparo:
Descasque as batatas, corte-as em cubos e cozinhe na mesma água que o bacalhau inteiro, com pele e espinhas.
Retire a pele, as espinhas e desfie bem o bacalhau, e as batatas devem ser amassadas em purê.
Refogue a cebola e o alho, misture o bacalhau, o purê de batatas, a gema e a salsinha, e corrija se necessário o sal e pimenta.
Bata a clara em neve e incorpore à mistura delicadamente.
Aqueça o óleo, faça quenelles com a massa e frite até dourar.
Se quiserem harmonizar este petisco, sem pretensões de grandes harmonizações, podem pensar em um vinho branco com boa acidez como um Chardonnay jovem sem madeira, um Pinot Grigio, um Verdichio, um Sauvignon Blanc.
As cervejas também são bem vindas, principalmente as Lager(baixa fermentação) por serem mais leves em geral, mas as de alta fermentação com as IPA também são bem vindas.
Receitaria Escola Gourmet– R. Fradique Coutinho, 600-Pinheiros-São Paulo-SP.
11 2892-0031 whatsapp 99386-3191
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão