Meninas e meninos,
Demorei um pouco para degustar este rótulo da Vinícola Hélios, vinícola jovem, nascida em 2014 em Monte Belo do Sul-RS, que conheci de ouvir falar através do Red Buteco ainda ano passado.
Curiosamente estive com o enólogo Marcos Vian, meu amigo e conhecido faz muitos anos, e enólogo da Hélios, em Abril passado, quando ambos fomos jurados no Concurso Mundial de Bruxelas Edição Brasil 2017, mas não chegamos a falar sobre o vinho, e nem degustar algum exemplar lá em Bento Gonçalves-RS, onde nos encontramos.
O vinho ainda jovem, e que me parece ser também de parreiras não muito velhas se expressa com as características desta variedade, a Tannat, e tem tudo a ver com o nome, Corcéis, um vinho a ser domado pelo tempo, como os cavalos jovens.
Fruta abundante, alguma untuosidade se percebe no olfato lembrando o chocolate, mas, sem o aroma deste, a madeira ainda aparece um pouco.
Em boca equilibrado em álcool bem comportado na faixa de 13%, taninos e acidez, a madeira não se percebe, mas sim o frutado e ao final de boca o chocolate, agora sim, mais evidente.
Bom corpo pedindo comida. Harmonizará bem com carnes mais gordurosas como uma costela bovina, assada ou grelhada, mas não fará feio com outras carnes vermelhas como as de caça tanto de pelo como de penas.
Queijos, só os mais curados para este momento de guarda em garrafa, mas num futuro, os queijos de mofo azul, mais untuosos, devem se sair bem, pelo salgado deles, e pelo “adocicado” do vinho com o chocolate que se expressa.
A vinícola tem outros rótulos, mas ainda não tive oportunidade de degustá-los.
A Vinícola Hélios tem objetivos bem definidos e até ousados, quando se pretende ser uma das cinco principais marcas de vinhos finos e espumantes brasileiros, e eu, torço para que realmente possam alcançar este objetivo em breve.
“Nascemos do interesse em incentivar momentos de confraternização entre as pessoas, pois são eles que justificam a vida”. Oferecemos o que o vinho pode proporcionar: experiências inesquecíveis entre amigos e familiares”, comentou Michelle Sani Borella, diretora de Marketing da Vinícola Hélios ao site Viva o Vinho.
Estive na inauguração do Red Buteco, mas pretendo voltar em breve, com mais calma, pois lá
só comercializam vinhos brasileiros, uma empresa que acredita na qualidade do produto brasileiro, com uma proposta de desmistificar e alavancar o vinho brasileiro, quebrando pré-conceitos, encantando pelo novo e pela qualidade que os produtos selecionados oferecem para consumidores, tradicionalmente, acostumado com produtos importados.
Red Buteco e Loja de vinhos – Rua Mourato Coelho, 1160 – Vila Madalena-São Paulo-SP.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão