Meninas e meninos,
Fiquei sabendo de uma vinícola brasileira, no noroeste do estado do RS que tem o mesmo nome de uma das mais premiadas cachaças, também de origem gaúcha; o nome WEBER!
Não sei se são parentes, não pude checar isto, mas sei que o nome, tanto na cachaça como no vinho, merecem respeito, pois seus produtos são excelentes.
Na página da Vinícola Weber, podemos ler: “Em cada garrafa o sabor do empenho e dedicação de uma família. Em cada taça uma descoberta”, foi o que aconteceu com este exemplar de Cabernet Sauvignon que provei, o Instantes 2014.
A Vinícola Weber está situada ao Noroeste do estado do RS, em Crissiumal, na Zona Weber, e com está em seu site-“ Decio Weber, atual proprietário, iniciou a produção de vinhos, na época apenas para consumo próprio e para conhecidos.
Com o tempo, o diferencial e a qualidade dos produtos passaram a ser reconhecidos cada vez mais, aumentando a procura de vinhos, e fazendo com que, no ano de 2000, fosse inaugurada a nossa vinícola.
Atualmente a Vinícola Weber oferece ao mercado, vinhos finos, vinhos de mesa, suco de uva, espumantes, e acessórios a serviço do vinho”.
De seus produtos, apenas posso dizer do Instantes Cabernet Sauvignon 2014 que provei às cegas na confraria Taninos no Tucupi, da qual paço parte com mais amigos enófilo, todos muito interessados em harmonizar nossa gastronomia brasileira, de todas as partes do mapa, com os vinhos em geral e eu, com os vinhos brasileiros em particular.
Sua ficha técnica não explica muito(problema de muitas vinícolas mundo a fora), mas pelo número que coube ao Instantes, o nº 3, que eu levei, pudemos constatar que pela maioria, tanto como vinho sozinho, quanto como o vinho harmonizado com um excelente cozido perpetrado pela adorável Mara Salles do Restaurante Tordesilhas, local da reunião de nossa confraria, foi eleito como o segundo melhor!
Para realçar ainda mais o brilho que este vinho da Vinícola Weber obteve, sem mencionar outros que tão bem se fizeram representar, segue um descritivo da gastronomia, que foi muito complexa.
Cozido Brasileiro de Mara Salles:
Carnes.
Carnes bovinas frescas (cupim e ossobuco).
Carnes suínas salgadas (costelinha, pé).
Carnes Suinas Defumadas (stinco, bacon, paio),
Linguiça tipo calabresa.
Legumes e Tubérculos Servidos Juntos com Grão de Bico.
Mandioca.
Batata Doce,
Quiabo.
Jiló.
Maxixe.
Couve.
Milho Verde.
Repollho.
Jerimum.
Outros
Pirão de Trapos (trapos do cozido).
Pirão levemente espessado com farinha de trigo.
Vinagrete picante de tomate, cebola, coentro, salsinha, cebolinha e malagueta.
Arroz.
O Instantes, em minha análise se comportou assim na taça: Coloração violácea, no olfato a madeira estava presente, mas integrada, chegou com um mineral expressivo lembrando o fósforo, um vegetal gostoso lembrando o das alcachofras, fruta negra em abundância e bem madura, em boca o frutado se confirmou, uma acidez invejável para um Cabernet, que viria, a saber, depois de revelados os vinhos, taninos maduros e sedoso, mas presentes dizendo que este vinho pode ir muito longe em garrafa, alguma especiaria picante que não consegui definir.
Parabéns Vinícola Weber por seu produto, e oxalá, seus outros vinhos finos sejam tão bons quanto este.
Vínicola Weber
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão