Meninas e meninos,
Vinos de Patio do Valle de ltata no Chile, ou traduzindo, vinhos do pátio, do quintal de casa, são aqueles, principalmente no Valle de Itata, que são elaborados de acordo com tradições centenárias, sem intervenções.
Conheci a região em uma memorável visita que começou por Guarilihue, na região chamada de Itata profundo , onde fiquei sabendo realmente como se elaboram estes vinhos de pátio, ou vinos de pátio.
Mas quero mesmo é falar de um amigo, chileno, que luta por trazer e mostrar vinhos sinceros e honestamente vinificados, sejam em Itata, Colchágua ou Cachapoal, de pequenos produtores e com produção limitada, e seu nome é Francisco Zuñiga.
Também é o Idealizador do Guia Vinau , um guia de vinhos focado nesta mesma ideia de vinhos elaborados com pequenas produções, e foi ele que nos proporcionou conhecer alguns vinhos do Itata, com uvas cultivadas desde sempre, como Cinsault, Moscatel, Pais e Torrontel.
Só mais uma observação: uma coruja é o ícone que permite que Vinos de Patio carregue consigo a essência de sua área de origem, Guarilihue. Aqui, de acordo com as histórias, esses pássaros misteriosos habitavam e protegiam as preciosas adegas de seus vinicultores.
Degustei brancos e tintos e aqui vou colocar os que mais me chamaram a atenção, começando com os brancos.
1-Gran Delito Torrontel 2019 cor amarelo palha, aromas florais, como é de se esperar das cepas terpênicas, mas sem exagero. Frutas brancas bem maduras, um pêssego talvez, e também as uvas passas brancas, que são acídulas no olfato. Em boca confirma o olfato. Coloco este vinho entre os preferidos porque via de regra, não gosto muito desta cepa, me parecem enjoativos, mas este é bom!
2-Verasolis Moscatel 2021 cor quase dourada, olfato com muita fruta bem madura com o abacaxi, pêssego e pera. Em boca confirma o cítrico do abacaxi, surgem as uvas passas brancas, e um gostoso mel fica no retro olfato longamente. Gostei muito deste vinho!
3-Desenfreno Late Harvest Moscatel de Alexandria 2020, vinho de sobremesa espetacular, com todos os atributos necessários. Aroma frutado e floral a mel, equilibrado em boca com acidez ótima, dulçor na medida, longo, refrescante. Ótimo para fins de refeições, com queijos mais salinos, com bolos de frutas e sorvetes. Vinho fantástico!
Passando aos tintos que mais me agradaram:
1-Nüyün Cinsault 2020 cor rubi, aroma de frutas vermelhas e negras, como ameixas, amoras, e pitangas. Em boca confirma o olfato, mas vão surgindo mais aromas e paladares como o pão tostado, e frutas secas, creio que devido sua passagem por barricas. Equilibrado e longo em boca, ótimo vinhos, para mim, o melhor dentre brancos e tintos.
2-Verasolis Pais 2021 cor rubi, olfato intrigante, pois além das frutas negras e vermelhas, se mostra com certo cítrico de frutas de bosque. Em boca é fresco, taninos se mostras, como é característico da cepa, e alguma mineralidade surge, Veio com ligeiro gás.
3- Bagual Pais 2018 cor rubi com alguma nuance de idade, aroma frutado, químicos, própolis, e com o tempo as frutas maduras se sobressaem. Em boca confirma o olfato, equilibrado.
Parabéns ao Zuñiga por esta bela mostra, e logo mais, teremos uma mostra com o Guia Vinau!
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão