Meninas e meninos,
Dez anos de consultoria de António Saramago para Villaggio Grando e pelo entusiasmo com que o famoso enólogo discorreu sobre os vinhos parece que foi ontem.
António Saramago, que dispensa apresentações, ao dar início em sua consultoria para a Villaggio Grando, começou por converter os parreirais ao que ele disse ter sempre visto nos grandes vinhos, e comentou que para ele, a irrigação não parece ser fundamental, visto que estes citados grandes vinhos não a praticam.
Conheço a Villaggio Grando faz tempo, mas esta vinícola estava um pouco afastada da mídia, e agora, segundo Guilherme Grando, entra em uma nova fase, a começar por este encontro com a imprensa e Saramago, onde foram apresentados lançamentos da vinícola com a assessoria de Fernanda Fonseca.
Com uma área de 45 hectares de vinhas plantadas com mais de cem variedades de uvas viníferas, sendo vinte vinificadas perfazendo uma produção de 260 mil garrafas, a Villaggio Grando tem em seu catálogo treze vinhos divididos em duas linhas.
Nos vinhos de entrada a linha é composta por três espumantes, sendo um Brut e um Rosé, elaborados através do método Charmat, e um Demi-Sec, feito com Riesling, através do método Asti.
Também fazem parte desta linha de entrada da Villaggio Grando 4 tintos varietais com as uvas Merlot, Malbec e Cabernet Sauvignon. Também o Além Mar, um corte das uvas Merlot Cabernet Franc e Malbec e ainda o Innominabile, um blend de Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Malbec, Marselan, Pinot Noir e Petit Verdot.
Sua linha Premium contempla os varietais Chardonnay e Sauvignon Blanc dentre os brancos; o de sobremesa, Marilia, a base de Gros e Petit Manseng, o lançamento Pinot Noir 2014, além de um Brandy e o MCG, uma homenagem ao dono da vinícola, Maurício Carlos Grando, corte das uvas Cabernet Franc, Tannat e Malbec.
A Villaggio Grando possui um terroir único, com invernos rigorosos e clima bem definido para cada estação. A maturação das uvas acontece de forma mais lenta, propiciando colheitas mais tardias que resultam em vinhos mais estruturados, de guarda.
Um laboratório completo para análise das uvas e vinhos para garantir a qualidade das garrafas produzidas e a evolução dos vinhos, é outro ponto forte da vinícola.
Ao completar dez anos de consultoria da Villagio Grando, António Saramago se diz contente, mas ainda com muito que fazer, pois fazer bem feito dá muito trabalho, segundo contou que lhe dizia Emile Peynaud. Saramago comentou que sempre fermenta seus tintos junto com engaços maduros!
Degustamos os seguintes vinhos da Villaggio Grando em companhia de Saramago e Guilherme Grando:
1- Espumante Brut Nature- com Chardonnay e Pinot Noir no corte e 12 meses sur lies. Método Charmat. Muito interessante e mais floral que frutado. 12% de álcool.
2- Chardonnay- No olfato o milho e cereal que sinto nos bons exemplares, depois vem a fruta cítrica que se confirma em boca. Equilibrado, boa acidez e cerca de 30% do vinho passando por barrica por 6 meses. Belo vinho!!!
3- Pinot Noir 2014 o lançamento, vinho que agradou muito a todos os jornalistas presentes. Muitas especiarias doces no olfato, frutas vermelhas maduras e maça vermelha, aliás, uma constante em muitos vinhos da Villaggio Grando em minha percepção. As leveduras são indígenas, mas brilhantemente tradas e seletas em laboratório, o que garante a fermentação. Em boca se confirmam a maça vermelha, as especiarias. 70% barricas novas de Vosges.
4- MSG 2012 corte de Tannat, Malbec e Cabernet Franc com 33% cada. Passa 24 meses em barricas novas, e depois mais 24 meses novamente agora em barricas de 2º uso. Especiarias, a maçã vermelha, pimenta, e carne se mostram no olfato. Em boca se confirmam as especiarias e as frutas.
5-Innominabile- corte de Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Malbec, Marselan, Petit Verdot e Pinot Noir. Este vinho tem como curiosidade a adição de vinhos das safras 2004, 2005, 2006, 2007, 2008, 2009 e 2012. Todo ano guarda-se 20% da mistura para agregar nas safras novas. Olfato com couro e chocolate, especiarias, frutas negras. Em boca acidez incrível que aliada aos taninos ainda bem nítidos mostra sua longevidade.
6- Além Mar-corte de Merlot, Cabernet Franc e Malbec, com 18 meses em barricas, para mim o mais animal deles no olfato, empireumáticos como couro e tostados, e frutas negras. Em boca ótima acidez, equilibrado, frutado, gostoso de beber.
7-Sauvigno Blanc 2018 o mis mineral de todos. Muito equilibrado e distinto, não senti vegetal como de costume na cepa, mas sim, muita fruta branca, adorei este vinho.
8- Marilla corte de Petit Manseng e Gros Manseng um vinho de sobremesa rico e harmonioso fechando a reunião fantástica.
A vinícola oferece aos clientes a oportunidade de fazer seu próprio vinho de forma personalizada, através da escolha do rótulo e definição do corte do vinho e tempo de barrica.
Enoturismo
Inserida numa fazenda de 1.000 Hectares de matas e preservações naturais, em meio a araucárias e outras matas nativas, a Villaggio Grando recebe clientes, para uma visita técnica e recepção na sala de degustação com vista para o lago, além de fazer eventos sob medida, como happy hours, confraternizações , almoços para pessoas físicas e empresas.
Villaggio Grando
Mais Informações com Fernanda Fonseca
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão