Meninas e meninos,
Routhier & Darricarrère Marie Gabi Petit Manseng 2020 é o lançamento da linha destes ótimos rótulos, veja também Marie Gabi Rose . A Routhier & Darricarrère também nominada ReD, tanto assim que seu Facebook e Instagram é @redvinhos, o e-mail
Esta cepa Petit Manseng, me trás boas recordações dos vinhos do produtor Alain Brumont, apesar de ter sempre um corte com outra ou outras variedades. Me lembro de também do ótimo Late Harvest feito com Petit Manseng pela Terrazas de los Andes, o Afincado Tardio
Esta vinícola, a Routhier & Darricarrère conheci faz já mais de 10 anos, numa press trip do IBRAVIN. Foi numa apresentação na sala de degustações da Miolo, e o Anthony Darricarrère, enólogo, apresentou aos jornalistas seu vinho Província de São Pedro Cabernet Sauvignon 2008, único vinho até então.
Gostei tanto deste vinho que em 2012, encarregado de selecionar os vinhos brasileiros para almoços e jantares da Academia Brasileira de Gastronomia, da qual sou um dos acadêmicos, selecionei a Routhier & Darricarrère para harmonizarmos nestes eventos que oferecemos para a vinda de 27 delegações das Academias Internacionais de Gastronomia de muitos países.
Anthony nos encaminhou não só seu Província de São Pedro Cabernet Sauvignon 2008, mas também o Província de São Pedro Chardonnay 2011 que eu não conhecia. Sucesso total!
Mas, voltando ao lançamento da Routhier & Darricarrère, o Marie Gabi Petit Manseng, que foi feito virtualmente, estavam presentes vários jornalistas, além do Anthony, o Julio Gostisa, diretor comercial de vinícola, e o amigo e sommelier premiado Diego Arrebola comentando os vinhos.
O vinho
O vinho apresentou um visual límpido, com amarelo palha e nuances verdeais conforme a luz.
Olfato
Olfato com muita fruta cítrica confitada, laranja, lima da Pérsia, abacaxi. Surgem com o tempo florais lembrando flores do campo, e com o esquentar em taça, aparecem também especiarias doces.
Em boca
Em boca se confirmam o frutado confitado e as especiarias. Ótimo e fresco. Equilibrado em acidez, açúcares e álcool na casa dos 13%. Vinho alegre, jovial, muito apropriado para dias quentes.
Harmonização
A harmonização eu a fiz com queijo Canastra meia cura por similaridade, o vinho tem boa acidez e certa untuosidade. Por contraste, com o embutido bovino tipo bresaola, mais salino. Foi ótimo e ambas as harmonizações, eu recomendo.
Obrigado Julio Gostisa e Anthony pelo convite e envio dos vinhos.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão