Meninas e meninos,
Cavas do Vale Experimento Pinot Noir 2021 foi o vinho brasileiro que me chamou a atenção. Uvas de Monte Belo do Sul , que têm sido utilizadas por vinícolas e vinhateiros com muito sucesso. Em Agosto deste ano recebi um comunicado do Luís Eduardo Brandelli dizendo acompanhar meu trabalho e que gostaria de me mostra um dos novos lançamentos. Demorou um pouco a chegar, mas enfim, o Experimento Pinot Noir 2021 chegou.
Deixei um tempo descansando, como sempre faço, e recentemente abri e provei. Fiquei entusiasmado com o que vi, sento e bebi. Belíssimo vinho desta cepa do Vale do Vinhedos-RS. Ainda não visitei a vinícola Cavas do Vale, mas pretendo faze-lo assim que volte ao sul, e irei degustar mais rótulos do catálogo. Desde já agradeço ao Luís Eduardo ter enviado este vinho espetacular.
Um pouco da vinícola
A Cavas do Vale é uma vinícola familiar no Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves. Trabalham com a produção de vinhos a partir de uvas próprias como a Merlot, Cabernet Sauvignon e Tannat. Mas como vi, devem ter parceiros para entregar outras cepas, como este belo Pinot Noir que usa uvas de Monte Belo do Sul. Procuram ser o mais tradicionais possíveis na elaboração de seus vinhos, e com a menor intervenção possível de maquinários e produtos enológicos.
Sua história começa em 1954 quando o avô paterno, Lucindo Brandelli inicia uma pequena produção de vinhos no porão de casa para consumo próprio. Mas a paixão pela vitivinicultura cresceu e o cultivo de uva e produção de vinho tornou-se o negócio da família.
Em 2005, um dos seus filhos do patriarca, Irineu Brandelli, enólogo com mais de 30 anos de experiência, funda a Cavas do Vale. Já na primeira safra, EM 2005, é brindado pela natureza. A safra foi fantástica, e originou o vinho Gran Reserva Lucindo Brandelli. Hoje a vinícola Cavas do Vale se destaca pelos seus vinhos de guarda, o Cavas do Vale Reserva Safra 2008 e o Gran Reserva Lucindo Safra 2005.
Cavas do Vale Experimento Pinot Noir 2021
Vinho com visual, aroma e palato muito representativos desta cepa. Visual rubi clarinho. Olfato frutado de frutas vermelhas frescas lembrando morangos e cerejas principalmente. Surgem sutil floral e especiarias, além de curiosa refrescância lembrando cânfora. Em boca confirma o frutado. Longo, equilibrado com taninos muito macios, álcool em 12,5%. Senti falta apenas da pimenta do reino no olfato deste Pinot Noir.
Vinho para ser degustado um pouco mais refrescado, creio que ao redor de 10ºC a 12ºC. Vinho jovem para ser apreciado e não guardado! Pode aguentar um certo tempo, mas o potencial deste vinho está na juventude.
Eu harmonizei com uma massa recheada de Brie e damascos, com um belo molho vermelho ligeiramente picante, mas poderá abranger um leque de outras gastronomias.
Para adquirir os vinhos da Cavas do Vale clique aqui
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão