Meninas e meninos,
Vinhos da Penedo Borges Bodega Boutique, a nova marca institucional da Otaviano Bodega y Viñedos, foram apresentados em Outubro no Restaurante Cantaloup com o serviço supervisionado pelo competente Ney Freitas.
Conheço o Penedo Borges há muitos anos. Escrevemos juntos em alguns periódicos, já fomos jurados em concursos e em uma final do melhor sommelier. O escritor Penedo Borges , com texto correto e fácil, escreveu livros sobre vinhos e harmonizações. Engenheiro de formação, assim como eu, se dedica aos vinhos há anos, e desde fins de 2004 também à produção vitivinícola. Cinco executivos tomaram a decisão de ingressar no apaixonante mundo dos vinhos, mas pela vitivinicultura, e um destes era justamente Penedo Borges, que já lecionava sobre a matéria.
O país escolhido a Argentina. A região escolhida Mendoza, mais precisamente em Alto Agrelo- Luján de Cuyo, com altitude de 1050 metros. A área contempla cepas como Sauvignon Blanc, Chardonnay dentre as brancas. Nas tintas as cepas Malbec, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Syrah, Petit Verdot.
Para apresentar no Brasil seu portfólio e a reformulação da marca após 16 anos de história, Penedo Borges, presente, e sócios, reuniram os jornalistas especializados em um almoço onde foram degustados os vinhos Prisma Chardonnay 2020, Cepas Cabernet Franc 2019, Prisma Blend 2018, Selección de Parcelas Cabernet Sauvignon 2018 e o Icono Malbec 2017.
Não acabou aí em questão aos vinhos, houve um vinho surpresa que foi o Penedo Borges Microvinificación Cabernet Franc 2017 Partida Única.
“Nosso propósito é unir o melhor de dois mundos: o tradicional, ao resgatar a sabedoria ancestral e o valor artesanal do vinho, e o moderno, que promove o uso da tecnologia para o desenvolvimento produtivo, facilitação do comércio e uso eficiente dos recursos naturais” comentou Penedo Borges.
Vamos então aos vinhos degustados, pela ordem sugerida.
1- Penedo Borges Prisma Chardonnay 2020-visual amarelo quase dourado, muito vivo e brilhante. Olfato cítrico lembrando lima da Pérsia, pera, e sutil baunilha(15% estagia pouco tempo em barricas). Paladar confirma o olfato, equilibrado em ótima acidez, dulçor e álcool em 14,5%.
2- Penedo Borges Cepas Cabernet Franc 2019-visual rubi vivo. Olfato mineral se apresenta logo, o frutado vai chegando com frutas negras, alguma picância de especiarias como páprica e também a salumeria. Confirma em boca o frutado, a mineralidade, o salame. Fresco e equilibrado com taninos e álcool de 14,5%. Final de boca lembrando chocolate amargo. Cerca de 20% do vinho estagia em barricas usadas francesas e americanas por 6 meses, e depois 12 meses em garrafa.
3- Penedo Borges Prisma Gran Blend 2018– Blend com 44% Petit Verdot, 36% C.Franc, 9% C.Sauvignon, 7% Syrah e 4% Malbec. Este vinho apareceu violáceo no visual. No olfato o frutado exuberante de frutas vermelhas e negras maduras. Sutil mentolado e alcaçuz, com especiarias doces como nos moscada, e leve toque vegetal.
Em boca confirma todo o olfato, equilibrado e elegante, ótima acidez, amadurece em barricas de carvalho francês e americano por 12 meses e depois 18 meses em garrafa. Gostei muito deste vinho!
4- Penedo Borges Selección de Parcelas Cabernet Sauvignon 2018-visual rubi quase violáceo. Olfato expressivo, delicioso, frutas negras, especiarias como a pimenta do reino e páprica. O chocolate e o tostado aparecem depois.
Em boca um equilíbrio invejável em acidez impressionante, taninos ótimos e presentes e álcool 15,5% que não se sente. O frutado se declara de pronto, o tostado, o chocolate e o café aparecem, e surgem plenas as especiarias picantes.
Amadurece por 12 meses em barricas francesas e americanas de 1º e 2º usos e mais 18 meses em garrafa. Foi o meu escolhido no painel como o que mais me agradou também levando em conta preço X qualidade!
5-Penedo Borges Icono Malbec 2017- na verdade um blend com 85% Malve- por isto a legislação permite citar esta cepa no rótulo- mas tem ainda 5% C.Sauvignon, 5% Syrah, 3% C. Franc e 2% Petit Verdot que fazem toda a diferença neste vinho!
Visual rubi vivo. Olfato com sutil floral, frutado negro e de berries, canforado e algo vegetal como salsinha. Em boca confirma totalmente o olfato, acrescido de tostados em final de boca. Equilibrado, taninos muito bons e presentes. Acidez muito boa. O menos alcoólico do painel com 13,5%.
Como diferencial, 70% das uvas são prensadas e 30% não. Amadurece em carvalho francês novo de 12 a 18 meses e mais 18 meses em garrafa.
6- O vinho surpresa foi o Penedo Borges Micrivinificación Cabernet Franc 2017 Partida Única. Um vinho delicioso! Visual rubi vivo. Olfato complexo com frutado, especiarias variadas, mineral, salino, canforado, chocolate. Em boca confirma o frutado, o canforado, o salino. Equilibrado em acidez muito boa, taninos presentes e macios, álcool em 14,8%. Longo, encorpado, fresco.
Estagia de 12 a 14 meses em barricas francesas novas e mais de 18 a 24 meses em garrafa. QUE SURPRESA BOA PENEDO BORGES!
Os enólogos da Penedo Borges são o Juan Manuel Gonzalez-chefe winemaker e Jorge Correa. Também para estas grandes mudanças como as microvinificações foi contratado um consultor em viticultura o Santiago Mayorca.
Penedo Borges @penedoborges
Leicia Viazzo @letiviazzo
https://www.asagourmet.com.br/
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão