Anima Vinum com vinhos Seleção Portas Abertas.
Meninas e meninos,
Anima Vinum com os vinhos da Seleção Portas Abertas, foi mais uma magnífica degustação de vinhos promovida pela importadora. A Anima Vinum oferece o melhor das regiões da Bourgone, Champagne, Rhône e Jura, incluindo os vinhos Hospices de Beaune
Já escrevi ante sobre a Anima Vinum e seus ótimos vinhos, e sobre Hospices de Beaune e seu leilão de vinhos e todas as vezes que tiver oportunidade de conhecer os vinhos da Anima Vinum, eu lá estarei, pois sempre terão ótimos vinhos e novidades para mostrar.
A coleção de vinhos La Combe du Soleil, por exemplo, e que têm preços vantajosos, agora vai além da apelação Cévennes no Languedoc-Roussilon, tem Beaujolais e vinhos com castas raras de se ver na França como Incrocio di Manzoni, Sangiovese e Scciacarelo.
Os Champagnes são uma atração à parte, os Crémantes de Bourgone que são ótimos e com preços convidativos, também estão presentes e foram degustados na “Seleção Portas Abertas”.
Chablis especiais como o Contrôlée Les Beaumonts do Domaine Dampt me chamou muito a atenção. Cristalino e limpo com sua mineralidade no olfato e palato, cíitrico, equilibrado.
O Saint-Aubin La Princée do Domaine Hubert Lamy e o Marsannay Clos de Roy do Domaine Sylvain Pataille são de beber ajoelhado. Os Hospices de Beaune Branco Premier Cru Les Montrevenots Cuvée Suzanne & Raymond e o tinto Premier Cru Cuvée Brunet são fantásticos, mas vou me ater aos dois exemplares do Jura que me deixaram entusiasmado. O Côtes du Jura Savagnier Domaine Berthet-Bondet 2019 e o Côtes du Jura Trio do mesmo Domaine e safra.
Os vinhos utilizam da propriedade utilizam as uvas as uvas brancas Chardonnay, Savagnin e tintas Trousseau, Poulsard, Pinot Noir. O branco Savagnier, varietal Savagnin é de agricultura orgânica e estagia em inox.
O tinto, vinhos menos conhecidos da região, e não menos deliciosos, é o Trio, elaborado com Pinot Noir, Pulsard e Chaveiro, também de cultura orgânica, estagia 12 meses em inox.
No olfato é intrigante, mineral e terroso, salino e quase doce. Em boca a mineralidade, bem seco, frutas vermelhas ao fundo, mas as frutas secas aparecem mais. Um verdadeiro leque de sensações olfativas e gustativas.
Parabéns pela continuidade do trabalho aqui no Brasil, iniciado pela Anima Vinum Brasil em 2016, ao dividir conosco a verdadeira alma dos vinhos franceses das regiões citadas. Obrigado Anna Rita Zanier pelo convite.
Anima Vinum: Rua Normandia, 26- Moema, São Paulo – SP
(11) 2774 3767 | (11) 2774 3768
[email protected]
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão