Meninas e meninos,
Adolfo Lona celebra 50 anos de Brasil elaborando vinhos e faz um lançamento em comemoração, o Baron Adolfo Lona Assemblage 2020.
Com a presença da imprensa especializada, de amigos, e junto ao distribuidor de seus vinhos, a Confraria dos Bacanas , Adolfo Lona, mestre no ofício de elaborar vinhos, festejou seus 50 anos de trabalhos no Brasil lançando um vinho com apenas 5700 garrafas. Qual vinho? O ótimo Baron Adolfo Lona Assemblage 2020, mas antes, o mestre Adolfo Lona fez algumas explanações sobre os vinhos e espumantes de sua autoria, que também degustamos na ocasião, que transcorreu no restaurante Miró.
1- Adolfo Lona Chardonnay 2021 com cor amarelada, aromas de frutas maduras sem necessariamente remeter aos cítricos apenas. Em boca confirma o olfato, seu frescor é ótimo(acidez), equilibrado e até algo untuoso, apesar de não passar por madeira.
Degustamos os espumantes:
2- Adolfo Lona Brut Branco- Chardonnay(80%) sem malolática e Pinot Noir. Espumante equilibrado, acidez, álcool(12%) e açúcares(8g/l), bastante floral no olfato, também o frutado se apresenta. Em boca é longo, fresco, confirma o frutado do olfato. Método Charmat.
3- Adolfo Lona Brut Rosé – Pinot Noir(60%) e Chadonnay, cor linda, cremoso na taça e em boca. Olfato com frutado exuberante e sutil floral. Borbulhas finíssimas, que demoram a morrer, longo e equilibrado em boca. Método Charmat.
4- Adolfo Lona Brut Tradicional -Chardonnay com malolática(50%) e Pinot Noir, 18 meses sobre as borras e mais 6 meses em garrafa após dégorgement. Sua cor já é mais dourada, mousse e perlage consistentes. Olfato bem floral, o frutado vem depois. Ótimo equilíbrio em boca.
5- Adolfo Lona Trinta Brut Tradicional Rosé, aqui a Merlot(60%) vinificada em rose se mescla com a Chardonnay(20%) e também com Pinot Noir. Espumante espetacular em todos os sentidos. Olfato bem floral, algo mineral até. Mousse e perlage duradouros e consistentes. Em boca o equilíbrio é total com acidez(frescor), álcool(12,8%) e açúcares(8g/l). Estagia 30 meses na garrafa. Em minha opinião ninguém que goste de espumantes deveria deixar de provar!
6- Baron Adolfo Lona Assemblage 2020, o lançamento do Adolfo Lona. Corte de 51% Cabernet Sauvignon, 34% Merlot e 15% Tannat. Este vinho é uma celebração aos 50 anos de Brasil do enólogo e uma homenagem ao Baron de Lantier, rótulo produzido entre 1985 e 2002 e cuja concepção e elaboração foram capitaneadas por Lona, no período em que comandou a divisão De Lantier da Maritni & Rossi.
Começo dizendo que o vinho pode ser degustado hoje, mas, eu esperaria uns 5 anos mais para ter seu apogeu(espero estar certo viu mestre?). Cor violácea ainda, aroma bem marcado de chocolate amargo, também frutas negras e vermelhas maduras, especiarias doces e picantes.
Em boca confirma o olfato e surgem o mentolado em final de boca, um herbáceo agradável lembrando salsinha fresca picada, e ainda xarope de groselha. O Tannat é a estrela do corte em minha opinião, pois com apenas 15% do assemblage se mostra vigoroso, com acidez ímpar. Estagia de 8 a 10 meses em barricas de 2º uso.
Equilibrado em álcool(13,9%), acidez e ótimos taninos, o vinho acompanhará certamente carnes assadas e grelhadas, como cordeiro, costelas bovina e suína, charcutaria e queijos mais maduros.
Ainda tivemos um mimo para levarmos e degustarmos depois, o Adolfo Lona Merlot 2020 que será devidamente apreciado e depois postado aqui.
Obrigado pela oportunidade Adolfo Lona. Obrigado Laurence e Eliane da Confraria dos Bacanas pela oportunidade.
@confrariadosbacanas
Vinícola Urbana Vinhos e Espumantes Adolfo Lona
@adolfolona.sp
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão