Meninas e meninos,
Auguri Speranza 60 Anni que venham mais 60 e outros 60, pois com a qualidade e o respeito aos clientes, marca da Speranza desde a fundação em 1958, são mantidas nestas primeiras seis décadas que serão com certeza o marco de partida para as próximas seis e outras mais.
Já publiquei sobre a Speranza, na verdade Cantina e Pizzaria Speranza, e tenho a sorte de privar da amizade da família Tarallo, e já passe com eles as comemorações dos cinquenta anos, veja ,onde também lançaram um vinho comemorativo.
Já perdi a conta de quantos prêmios presenciei a Speranza ganhar, então somente me resta contar que a reunião que a Famiglia Tarallo organizou, e na qual fui incluído como um dos convidados é o motivo deste texto.
Quando as meninas da Eco de Informação, Debora e Norma me avisaram do aniversário e do vinho, pensei comigo: Vou passar muito bem neste dia, e não deu outra!
Novamente comi a minha pizza preferida saída dos fornos da Speranza, a de Aliche, garanto que quem seguir meu conselho e for lá comer esta pizza, jamais se esquecerá.
Não que as outras e os quitutes saídos de sua cozinha não sejam tão bons, ao contrário, mas é que o aliche que é a Anchova em conserva, mantida em azeite e sal, pode ser um filezinho danado de forte e salgado, que muitas das vezes predomina em tudo o que mãos inexperientes o colocam, coisa que não acontece na Speranza, garanto.
O vinho comemorativo é o Speranza 60Anni Benevento Aglianico IGP, estes primeiros são da safra 2017, mas como o vinho é muito bom, outras safras virão com certeza mais para frente.
Vinho de cor bastante violácea, já equilibrado em acidez, ótima por sinal, e álcool comportado de 12%, que junto aos taninos, apesar de jovem o vinho, não atrapalham em nada, mas garante boa sobrevida a esta safra.
Muitas especiarias surgem no olfato e em boca, um toque sutil floral também, e frutas, muitas delas negras e vermelhas já mais sobre maduras em minha análise, o que torna este vinho muito versátil para muitas harmonizações gastronômicas, seguindo a enorme variedade que a Speranza apresenta, e não estou falando só das pizzas.
Paola e Tito Tarallo me disseram que depois de várias rodadas de degustações com vinhos que seriam exclusivos da casa, este exemplar de Aglianico foi eleito sem objeções, e concordo que o vinho deverá ter muito boa aceitação na cantina.
Não se deixem levar apenas pela minha preferência na pizza de aliche, pois gosto também da premiada Margherita vejam aqui e mais aqui .
Agradeço a generosa amizade, e por mim, e pela alegria dos convidados da ocasião festiva, e pelo conjunto da obra repito Auguri Spezanza, Auguri famiglia Tarallo, que venham muitas seis décadas mais!
Cantina e Pizzaria Speranza
http://www.pizzaria.com.br/
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão