Meninas e meninos,
Bernardo Troncoso, enólogo da Viña Montes, apresentou em jantar com jornalistas os lançamentos da linha Montes Alpha Special Cuvée, com as cepas Chardonnay, Pinot Noir e Cabernet Sauvignon. A nova linha, segundo Troncoso, tem qualidade superior aos vinhos destes rótulos mais antigos da Viña Montes, pois as uvas da nova linha Montes Alpha são provenientes dos melhores terroires das regiões de Vale de Casablanca, Zapallar e Vale do Colchágua.
A Viña Montes é uma das vinícolas chilenas que todos que vão ao Chile e gostam do enoturismo e da enogastronomia devem visitar. Linda e moderna segue o desenho Feng Shui, além é claro dos ótimos vinhos e de uma filial de restaurante do consagrado Chef Francis Mallmann, o Fuegos de Apalta.
Estive a última vez na Viña Montes quando a convite de Susana Gonzáles da Brandabout a vinícola fez parte do roteiro, e já espero ansioso por voltar, pois nunca é demais ficar alguns momentos na sala de barricas ouvindo canto Gregoriano, e desfrutar dos ótimos vinhos e da gastronomia do Fuegos de Apalta, verdadeiros luxos!
Mas voltando à apresentação da linha Montes Alpha Special Cuvée da Viña Montes, a degustação constou também de outros rótulos dos vinhos desta icônica vinícola.
Vinhos degustados:
1-Outer Limits Sauvignon Blanc 2017-vinho com invejável frescor, muita fruta branca e cítrica. Mineral evidente confirmado em boca, junto às frutas cítricas e uma acidez incrível.
2-Montes Alpha Special Cuvée Chardonnay 2015- Muito cereal no olfato, que para mim caracteriza os bons Chardonnays, um tostado aparece e o mineral lembrando fósforo, a fruta é daquelas cítricas amargas com a lima da Pérsia, a toranja, e um detalha que faz a diferença em boca que confirma o frutado, é a untuosidade vinda de uma parte do vinho com malolática. Estagia em barricas 35% novas por 12 meses.
3-Montes Alpha Special Cuvée Pinot Noir 2016- para mim, o vinho destes rótulos que mais me agradou. Frutado delicado, um doce floral, especiarias e caramelo no olfato que foram integralmente confirmados em boca. Equilíbrio perfeito entre acidez ótima, taninos presentes e delicados e álcool na casa dos 14,5% totalmente integrado. Só para alertar são vinificadas apenas 5000 garrafas deste grande vinho.
4- Montes Alpha Special Cuvée Cabernet Sauvignon 2015- poderoso vinhos, já demonstrando a força desta cepa com o canforado, a fruta madura e especiarias no olfato. Confirma o frutado, o frescor do canforado, acidez muito boa, taninos presentes, muito longo em boca, foi o segundo vinho tinto que mais me agradou.
5-Outer Limits Syrah 2016-a linha de rótulos procura mostras a força do terroir de cada variedade das seis que compõem estes rótulos, que no caso do Syrah, vem do Aconcágua. Este exempla estagia em barricas 50% novas por 12 meses, no olfato as frutas mais negras , as especiarias e a pimenta características desta cepa surgem, Confirma em boca o frutas, as especiarias, o mineral lembrando grafite, o tostado. Equilíbrio ideal entre acidez, taninos e álcool com 14%.
6-Montes Folly Syrah 2013, o primeiro vinho considerado ultra Premium Syrah do Chile. Uvas de Apalta, terroir ótimo para esta cepa. Estagia 18 meses na totalidade em barricas novas, no olfato mostra toda sua força com as especiarias, a pimenta negra e o frutado negro mais em compota, além da “carne crua”. Em boca confirma o frutado, as especiarias e surgem um chocolate e os tostados. Fantástico vinho!
Quem importa a linha da Viña Montes é Mistral
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão