Meninas e meninos,
Degustação especial da Wine Sommelier4U, ou simplesmente Sommelier4U, que está importando vinhos de nicho da Argentina e Chile, ao menos por ora. Vanessa Vasconcelos a Sales & Marketing da importadora e o Rudá Serra, seu winehunter, estavam presentes para acompanhar os trabalhos.
A degustação se deu mais uma vez na excelente DiBaco, onde todo o serviço de degustações é sempre muito bem feito, além das ótimas carnes para acompanhar os vinhos. Foram seis vinhos trazido pela Sommelier4U, para degustarmos, sendo que três deles seu já conhecia que são das vinícolas Las Niñas, Loma Larga, todas do Chile.
As vinícolas Pie Grande, MTB-Mike Tango Bravo e Las Payas são argentinas e eu não conhecia, e fiquei entusiasmado com seus vinhos. Mas vamos à degustação na ordem de serviço escolhida pela Sommeier4U.
Antes uma observação importante, a de que a Wine Sommelier4U somente vende para pessoa jurídica, não atendendo diretamente ao consumidor final.
1-Piegrande Blanco de blancas- Corte 25% Sauvignon Blanc, 20% Torrontés, 40% Chardonnay, 10% Criolla Chica e 5% Pedro Ximenez, com 13,0 %. As S.Bl, C.C e P.X ficaram em contato com as peles e foram para ovos de concreto. A Chardonnay e Torrontés foram fermentados em barricas com mais de quatro usos, separadamente. Por fim, se junta o vinho do ovo de concreto com as barricas 4 meses antes do engarrafamento. Apenas 1200 gfs. Vinho natural com leveduras selvagens, com cítrico evidente, fruta branca(abricó), sutil foral, estas características se mostram no olfato e no palato.
2-Loma Larga Rosé varietal de Cabernet Franc com 13% de álcool. O mineral aparece junto ao frutado exuberante no olfato, Em boca o frutado, algumas especiarias picantes, longo, ótima acidez, ideal para variadas gastronomias, desde entradas, peixes, queijos, até algumas carnes e aves assadas e em molhos. Muito bom vinho.
3-Las Niñas Inocência Syrah-Mouvèdre orgânico vinificadas em separado cada cepa com 50% de cada em tanques de inox, apresentando muita fruta e sutil caramelo no nariz, mesmo sem ter passado por madeira. Em boca confirma o frutado, as especiarias aparecem principalmente a pimenta do reino. Vinho com boa acidez e de fácil agrado.
4- MTB-Mike Tango Bravo, vinho da Costaflores Organic Vineyard, de 4 hectares de um americano radicado em Mendoza, e sem agroquímicos, verdadeiro e implanta um vinhedo sustentável single vineyard. Corte de Malbec, Petit Verdot e Cabernet Sauvignon, um single vineyard orgânico e natural (com leveduras nativas).
Aproximadamente 20 % do vinho estagia em barricas usadas ao redor de 12 meses. Olfato com frutado e algo de frescor como canfora ou menta sutil. As especiarias surgem no olfato e depois se confirmam em boca, equilibrado e longo, não aparenta ter os 14,8% de álcool. Uma casca de laranja confitada aparece também. Gostei muito!
5-Loma Larga Quinteto. Corte de 45% Cabernet Franc, 22% Malbec, 18% Syrah, 10% Merlot e o restante Pinot Noir. O vinho estagia 60% em tanque de aço inox e 40% durante 8 meses em barricas de 2º uso.
Muito frutado e especiado, o chocolate ao leite aparece, em boca ótima acidez, confirma o frutado o especiado, mas agora o chocolate amargo. Taninos ainda bem vivos, longo e após tempo em taça aparece com um mentolado.
6- Las Payas Malllevado-como informação o nome tem mesmo “3 L”. Um corte curioso, pois o Pinot Noir com 55% é barricado e de safra anterior 2015. Para “melhorar” este vinho, o corte vem com 15% de Cabernet Franc em maceração carbônica da safra 2017 e ainda 30% Chardonnay fermentado com cascas e sementes.
O vinho que mais gostei, muito doce de casca de laranja no nariz, floral, especiarias picantes-deve ser resquício da Pinot Noir, em boca confirma a casca de laranja, as especiarias, uma sutil mineralidade, ótima acidez, super equilibrado em taninos e álcool nos 14%. Muito gastronômico.
Parabéns Sommelier4u pelos vinhos importados até aqui, alguns são realmente muito distintos, mesmo sendo naturais e orgânicos, são diferentes.
Wine Sommelier4U
Contatos: Rudá 11 9 9495-2871 e Vanessa 11 9 4125-7570
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão