Meninas e meninos,
Degustando vinhos Ricasoli com Eleonora Rabino e na companhia de André Maculan da Via Vini Vinhos, que foi o responsável por esta bela ocasião com almoço no Loup Restaurante . Elenora contou um pouco sobre a vinícola, onde o Castelo Brolio é símbolo.
Castelo Brolio: um lugar simbólico na área de Chianti Classico, onde Ricasoli é a vinícola mais representativa da região do Chianti Classic. São 1200 hectares de área total onde 240 são plantados com vinhedos e 26 com oliveiras em redor do Castelo di Brolio, no concelho de Gaiole in Chianti.
Para começar os trabalhos, André proporcionou boas vindas com o ótimo Champagne M.Hostomme Origine Blanc de Blanc Grand Cru, refinado e elegante, com ótimo mousse e perlage, apresentando os cítricos e mineralidade.
Como Cavaleiro de Champagne-Ordre des Coteax de Champagne ver aqui e aqui também não posso deixar de aplaudir a Via Vini Vinhos pela elegância e generosidade para com seus convidados ao servir o ótimo Champagne M.Hostomme Origine Blanc de Blanc Grand Cru
Degustamos dois ótimos brancos o Sanbarnaba da cepa Trebbiano vinificado parte em ânforas, parte em aço e parte em madeira. Exibiu um frutado adocicado no olfato, quase tutifruti. Limão Siciliano aparece no olfato após tempo em taça e em boca. Longo, refrescante. Adorei este vinho!
Outro branco, agora um Chardonnay, o Torricella 2021 que estagia quase dez meses em madeira e sobre lias. Mineral evidente, creio que devido ao solo de origem, floral e cítrico quase confitado. Senti também em final de boca sutil tanino. Vinho com ótimo frescor e equilíbrio, deverá ser bem longevo.
Os tintos foram uma surpresa atrás da outra, como o ótimo Castelo di Brolio 1999 Chianti Classico, que se apresentou magnífico. Balsâmico, salino(lembra charcutaria), ainda frutado depois de 24 anos.
Brolio Riserva 2019 um Chianti Classico com um frutado exuberante. No olfato surge o coco, apesar das barricas francesas. Acidez impecável em boca e sutil balsâmico e floral após tempo em taça.
Castelo di Brolio Chianti Classico Gran Selezione 2019 outro vinho bem frutado no olfato e em boca. As especiarias picantes como a pimenta são evidentes. Bom frescor e equilíbrio.
Colledilà Chianti Classico Gran Selezione 2019 olfato mais floral, frutado. Em boca confirma o olfato surgindo também o balsâmico.
Roncicone Chianti Classico Gran Selezione 2019 vinho fantástico! Frutado generoso no olfato, floral vai surgindo ao fundo, alguma mineralidade aparece. Equilibrado, longo, gostoso de beber. Creio que a diferença nesta Sangiovese seja mesmo o solo de onde provém. Gostei muito deste vinho!
CeniPrimo Chianti Classico Gran Selezione 2019 o que mais apresentou taninos dentre estes três vinhos. As diferenças de vinificações são mínimas, mas os solos são diversos.
Fechando o texto, não posso deixar de citar que o Barão Bettino Ricasoli (1809-1880), ilustre político e empresário do vinho de grande clarividência em 1872 formula a elaboração do Chianti, o atual Chianti Classico.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão