Meninas e meninos,
Cecchi e seus vinhos de duas das vinícolas da Famiglia Cecchi foi o motivo para nos encontramos na PNR importadora .
Conheci na ocasião um dos membros da famiglia Cecchi, o Cesare Cecchi.
Tudo começou em 1893, quando Luigi Cecchi se tornou um provador profissional e compreendeu o potencial da viticultura italiana. Em 2018, foi comemorado o 125º aniversário da Cecchi, a companhia histórica da família, que desde 1893 está presente com vinho Chianti Clássico.
Lá estava também o amigo de longa data, o Vincenzo Protti, um wine Hunter digamos assim de vinhos italianos. A degustação comentada foi sobre quatro vinhos da Cecchi, um branco e três tintos.
Começando com o Castelo Montaùto Vernaccia Di San Gimignano 2017, um branco DOCG muito bom. Com 90% de uvas Vernaccia Di San Gimignano e 10% de outras uvas autóctones, ou seja, uvas particulares de uma região, o vinho é bem fresco.
No olfato o cítrico de fruta amarga, como a lima da Pérsia, floral a mel, mineralidade presente. Em boca a confirmação do olfato, seguido de certa untuosidade, pois 30% do vinho fermenta em barricas francesas. Vinho que vale a pena conhecer.
Seguimos, pela ordem, com o Castelo Montaùto Chianti 2016, vinho espetacular até por ser um vinho de entrada, segundo Cesare Cechhi. No olfato senti uma pequena oxidação, boa, não atrapalha a fruta presente, e sutil balsâmico.
Em boca confirma o olfato, taninos presentes e muito macios. Surgem especiarias no olfato e também em boca, e um sutil floral com o vinho com tempo de taça. Gostei muito deste vinho DOCG Chianti que tem pouca passagem por barricas.
Seguindo degustamos o Villa Rosa Ribaldoni Chianti Clássico 2016, outro vinho muito bom e gostoso. Olfato frutado, algum floral, as especiarias mais presentes, e o balsâmico. Em boca seu frescor é nítido, confirma o olfato e tem taninos ótimos. Claro que é 100% Sangiovese como todos os tintos provados da Cecchi.
Ao final, um vinho especial, o Villa Rosa Chianti Clássico Gran Selezione 2015. Cesare Cecchi explicou que para ser Gran Selezione tem que ter apenas uvas próprias e de uma única parcela.
Este vinho estagia em barricas por 30 meses, passando por Botti, as grande barricas geralmente antigas, e também por concreto. Fica também ao menos 12 meses em garrafa antes da comercialização.
No olfato é bem mineral, floral, frutado e especiarias variadas. Um toque balsâmico se sente. Em boca confirma o olfato, taninos finos, longo, delicioso. Ótimo Chianti.
Estes vinhos estão selecionados no Edega, loja virtual virtual de vinhos do empresário francês Philippe de Nicolay Rothschild que também tem o Monvin https://youtu.be/Ffh2eggDmfc
pertencentes ao PNR Group .
Ao acessar o Edega , o consumidor encontra mais de 240 rótulos de vários países como França, Chile, Argentina, Espanha, Itália e Portugal, de renomados produtores.
Alguns destes vinhos dentre os melhores do mundo em suas categorias, como os grandes vinhos dos Domaines Barons de Rothschild (Lafite) e outros exemplares de vinícolas reconhecidas internacionalmente por grandes especialistas, como Domaine Weinbach (Alsácia), Sandrone (Piemonte) e, em breve, Casa Marín (Chile).
Edega: loja virtual de vinhos – Contato: 0800-7720158/ (11)3074-6868/ Whatsapp (11) 99919-0404
Email: [email protected]
Instagram: @edega_vinhos
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão