Meninas e meninos,
Gnocchi ao ragu de linguiças e vinho I Heart. Fiz e eu mesmo comi com gosto! O ragu foi feito com quatro tipos de linguiças artesanais: de porco apimentada, calabresa curada, mista porco e vaca, e porco curtida ao vinho.
A massa que usei foi o gnocchi recheado com burrata, portanto, o molho, tinha que ter acidez, e corpo. O ragu, com as quatro linguiças e todos os temperos que se pode usar, foram fritos na banha de porco, com pedacinhos de bacon artesanal.
Adicionei tomates italianos bem maduros às linguiças, e deixei apurar um pouco antes de acrescentar os vinhos. Sim, fiz um bem bolado com os vinhos da I Heart, sendo duas taças do Rosé, que eu já degustava enquanto cozinhava, e uma taça do Shiraz, para dar corpo e especiarias.
Os rótulos I Heart são do Grupo Henkell Freixenet, que é resultado da fusão da espanhola Freixenet, empresa especializada em espumantes de qualidade, e da alemã Henkell, maior produtora de espumantes alemães do mundo.
Criada em 2011, a marca I Heart nasceu com o propósito de levar aos consumidores vinhos de qualidade e, ao mesmo tempo, fáceis de beber. Os vinhos são produzidos a partir das melhores safras de diversas regiões vitivinicultoras do mundo.
A cooperação entre Espanha e Alemanha permitiu que o grupo ampliasse seu portfólio no Brasil e alcançasse novos mercados e canais de distribuição. No Brasil há 30 anos, a Freixenet com os tradicionais Cavas da região da Catalunha, além de vinhos espanhóis de altíssima qualidade das melhores regiões produtoras da Espanha, como Ribera del Duero, Rioja e Rías Baixas.
A Henkell, com os tradicionais espumantes Henkell e Mionetto e a linha de vinhos IHeart, proveniente das melhores regiões vitivinícolas do mundo. No Brasil, o Grupo comercializa quase todas as variedades de espumantes, como o Sekt alemão, o Cava da Espanha e o Prosecco da Itália.
Sobre os vinhos I Heart Rose e Shiraz degustados
O I Heart Rose é o típico vinho coringa para dias mais quentes. Leve, quase adocicado, muito frutado, acompanha bem variadas gastronomias como frutos do mar-o salmão curado vai ficar ótimo- massas mais leves, aves- o peru de Natal já tem acompanhante- e queijos de massa mole.
O I Heart Shiraz, ainda bem fácil de beber, mas mais complexo que o Rosé, é muito frutado, bom corpo e apresenta especiarias no olfato e palato. Ideal para gastronomias com mais densidade, tal como carnes vermelhas assadas, braseadas, em molhos. Salames e embutidos condimentados, queijos de massa curada.
O ragu ficou bárbaro, isto dito pelos convidados, e eu achei também muito bom, sem falsa modéstia! Harmonizou bem com o I Heart Shiraz que levei à mesa para harmonizar com o prato.
@iheartwinesbrasil
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão