Meninas e meninos,
O Leilão de vinhos Hospices de Beaune deste ano será realizado em um ambiente otimista, com uma safra de 2018 na região vinícola de Bourgogne, que satisfez plenamente as expectativas, tanto em termos de qualidade quanto de quantidade.
A casa de leilões Christie’s é a responsável pelo leilão da Hospices de Beaune desde 2005, o que dá ao evento a visibilidade internacional que merece. Veja também aqui
Pode ser uma venda, mas também é uma questão de cultura, já que o vinho da Bourgogne é um elemento fundamental da cultura francesa. Ao longo de alguns dias, os holofotes serão direcionados para esta região que é pequena em tamanho (0,4% da produção mundial de vinho), mas um gigante em termos de reputação.
É também sobre obras de caridade. O dinheiro arrecadado durante a venda na tarde de domingo ajudará a pagar as melhorias nos equipamentos de cuidados nos Hospices de Beaune e a modernização de sua infraestrutura, bem como a conservação de monumentos históricos, incluindo o Hôtel-Dieu em Beaune. Não esquecendo as instituições beneficentes que se beneficiam da venda do Pièce des Présidents, um barril de prestígio que marca o ponto alto do leilão.
No domingo, 18 de novembro, serão leiloados 828 barris Bourguignon tradicionais de 228 litros. Este número recorde compreende 197 pièces de vinho branco e 631 de vermelho. Estes vinhos são divididos em 50 cuvées, com os nomes dos doadores dos hospícios, desde o fundador, Nicolas Rolin, e sua esposa, Guigone de Salins, até o mais recente, Bernard Clerc.
O ponto alto do evento será a venda do “Pièce des Présidents” , cujos resultados serão doados a duas instituições de caridade. A primeirA delas é o Institut Pasteur , que realiza pesquisa médica e está representado na venda da atriz francesa Nathalie Baye e do romancista francês Erik Orsenna.
A segundo é a caridade Asmae, que continua o trabalho da freira francesa Irmã Emmanuelle, ajudando crianças carentes em todo o mundo. Ele será representado no leilão pela atriz francesa Alice Taglioni. O vinho no Pièce des Présidents é um Corton Grand Cru Clos du Roi, que deve incentivar os compradores a cavar fundo nos seus bolsos!
O hospital de Beaune foi fundado na Idade Média por Nicolas Rolin (1380-1462), Chanceler do Duque de Borgonha, Filipe, o Bom, e todos os anos vende o vinho produzido por sua propriedade histórica.
As vinhas do Hôtel-Dieu são o resultado de numerosas doações – em lotes reais de vinha ou dinheiro para comprar lotes – uma tradição que continua até hoje. Todos os anos, o Hospices de Beuane apoia uma ou mais organizações de caridade, representadas por figuras bem conhecidas. O Hospices de Beaune dá a eles o dinheiro arrecadado com a venda de um pièce, ou barril de vinho (às vezes mais, dependendo do ano), conhecido como “Pièce des Présidents”.
As festividades continuam no fim de semana, com o Capítulo da Confraria dos Chevaliers de Tastevin no Clos de Vougeot no sábado à noite, e o célebre Paulée de Meursault na segunda-feira. Juntos, eles formam os Três Dias Gloriosos, que por mais de um século e meio marcaram o fim do ano vitivinícola na Bourgogne.
Paralelamente, o público em geral é convidado para uma experiência única: as últimas safras dos 84 vinhos Appellations d’Origine Contrôlée Bourgogne estão disponíveis para degustação no Palais des Congrès em Beaune. Organizada pela Confederação das Apelações e dos Vinhedos da Borgonha (CAVB), a Festa dos Grandes Vinhos da Borgonha é um dos mais antigos eventos do gênero.
Todo o setor de vinhos da Borgonha estará à disposição para ajudar os visitantes a apreciar a safra mais recente e a maturidade de alguns mais antigos.
Algumas fazendas e produtores abrem suas portas no fim de semana. Para mais informações, consulte a seção “Comunicados à imprensa”.
ESPECIAL DE IMPRENSA: O setor de vinhos da Borgonha está promovendo vários eventos para jornalistas (em breve você receberá convites).
Sexta 16 de novembro – 146 de Fête des Grands Vins de Bourgogne
( Palais des Congrès, 19 avenue Charles de Gaulle, Beaune )
9h30 – Abertura para a imprensa – A BIVALOGRAFIA Wine Board (BIVB) e o CAVB dão as boas-vindas a você para esta degustação única envolvendo cerca de 3 mil vinhos da Borgonha, incluindo a safra de 2018.
11:00 – Prova Especial de Imprensa
Este ano, o foco será em três denominações de Bourgogne, apresentadas por seus produtores:
Vézelay : A denominação 44th Village, que surgiu com a safra 2017 e que sediará o Saint-Vincent Tournante em janeiro próximo, já percorreu um longo caminho. As videiras cresceram em Vézelay desde o final do primeiro século, mas quase desapareceram com a filoxera. A vinificação fez um retorno gradual nos anos 1970, e a denominação subiu rapidamente nas classificações, criando um lugar para si mesma.
Os vinhos têm uma cor amarelo-ouro pálido, com flor de acácia, uvas frescas e limão no nariz. O ataque é arredondado e frutado, ressaltado por uma tensão cítrica.
Volnay : Depois de várias safras de baixos volumes devido ao clima adverso, esta venerável denominação vermelha na Côte de Beaune está de volta.
Com 29 Climas classificados como Premier Cru, oferece vinhos elegantes cuja elegância é acompanhada de grande intensidade aromática.
A cor varia de rubi a granada clara, com um buquê de violeta, groselha ou cereja quando jovem, desenvolvendo aromas de ameixa mais apimentados, arrojados e até cozidos com a idade. Na boca, o ataque é nítido [, o final quente; São vinhos que dão a impressão de morder a fruta!
Bourgogne Coulanges-la-Vineuse : Um dos 14 vinhos Bourgogne com uma Deminação Géographique Identifiée, esta denominação da região de Grand Auxerrois é uma das poucas disponíveis em todas as três cores.
O vermelho é a maior parte da produção, com vinhos suaves e frutados de cor púrpura-rubi. Aromas de cereja estão à frente, acompanhados de groselha preta e morango. Estes vinhos são bem equilibrados, arredondados na boca sem tanino excessivo.
Os brancos são de um tom dourado claro e possuem aromas de flor branca com notas minerais, combinando vivacidade e vivacidade ligeira.
Os rosés são frutados com aromas intensos do Pinot Noir.
Sábado 17 de novembro
15h30 – Degustação dos Hospices de Beaune 2018 vintage ( salão Saint-Nicolas no Hôtel Dieu )
Apresentação da safra 2018 de Ludivine Griveau, enóloga do Domaine Viticole des Hospices de Beaune. Lugares muito limitados – apenas por convite.
Domingo, 18 de novembro
10h00 – coletiva de imprensa, Bourgogne Wine Board (BIVB) e Hospices de Beaune ( Salle des Pôvres, Hôtel Dieu )
Uma oportunidade para um instantâneo da situação econômica do setor e uma olhada em alguns grandes projetos futuros, juntamente com uma apresentação da safra de 2018, a propriedade Hospices de Beaune e os futuros projetos para o Hôtel Dieu.
Os representantes das instituições beneficentes que se beneficiarão do Pièce des Présidents estarão à disposição para descrever os projetos que serão financiados por essa venda
14:30 pm – 158º Leilão de Vinhos Hospices de Beaune
( Halles de Beaune, Place de l’Hôtel Dieu, acesso de imprensa à venda: Entrada B) – Limitado a 50 lugares. Somente para convidados.
Recebido e transcrito direto de Cécile Mathiaus do BIBV-Bureau Intreprofessionel de Vins de Bourgogne
Cécile Mathiaud – Head of PR at BIVB
Tel. + 33(0)3 80 25 06 96 – Mobile +33 (0)6 78 78 07 68 – [email protected]
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão