Meninas e meninos,
Picadinho de carne com arroz e farofa de mandioca e bacon. Harmonizei com o vinho Edición de Familia 2017 de Laura Hartwig, ficou sensacional. Nada melhor que descobrir novos pratos de novas casas, e o Coze me entusiasmou com seu picadinho. Carne no ponto correto, mole, porém sem desmanchar. Molho suave, gostoso, temperado.
A farofa de mandioca e bacon é um caso a parte, simplesmente fantástica. Crocante, temperada, verdadeiramente saborosa, completando o prato de picadinho.
Claro que tinha que harmonizar o prato do Coze, que recebi com todas as instruções de como preparar comida congelada. Então, lembrei dos vinhos da Importadora Vinhos Novo Chile, que o amigo Davi Giacomini comanda. Ano passado recebi um honroso convite através da Paula Theotonio, para degustar alguns dos vinhos da importadora. Pronto, a harmonização foi com o vinho Edición de Familia 2017 de Laura Hartwig!
Sobre a Vinhos Novo Chile já comentei à época quando escrevi sobre a Trapi Del Bueno, uma das pequenas vinícolas que o Giacomini importa. Davi Giacomini, brasileiro, também é o proprietário da La Recova.
“Mesmo com a pandemia, conseguimos desenvolver diversas ações virtuais e degustações que aproximaram produtores de consumidores qualificados. Muitos nos revelaram ter se encantado com as histórias dos vinhateiros chilenos que desvendam novos terroirs, resgatam castas patrimoniais e se envolvem diretamente no processo de elaboração de seus vinhos”, comenta Giacomini.
O vinho Edición de Familia 2017 da Laura Hartwig provém de vinícola familiar, ganhadora de vários prêmios e medalhas. Um dos exemplos foi o Brazil Wine Challenge, onde Laura Hartwig amealhou três ouros.
“O Brasil tem recebido com bastante carinho nossos vinhos e estamos muito felizes com esta premiação de respaldo, que possui chancela oficial da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e da União Internacional de Enólogos”, destaca Alejandro Hartwig B, viticultor responsável pela vinícola.
A Viña Laura Hartwig foi fundada em 1978 na comuna de Santa Cruz, pelos chilenos Laura Bisquertt e Alejandro Hartwig. Hoje a empresa pratica uma viticultura de caráter sustentável, de baixo impacto e em escala humana. Produzem em 145 hectares, ao redor de 12 mil caixas por ano.
O Edición de Família 2017.
Este vinho, um blend das uvas Cabernet Sauvignon (44%), Malbec (38%), Petit Verdot (12%) e Cabernet Franc (6%), é elaborado pelo enólogo Renato Czischke. As uvas provêm dos vinhedos mais antigos da vinícola. Amadurece em barricas de 1º e 2º usos por 20 meses estagiando mais um ano em garrafa antes de chegar ao mercado.
Cor rubi, olfato bem frutado lembrando ameixas e amoras. Um sutil floral aparece, o chocolate amargo também. Um mineral lembrando grafite vai surgindo ao longo do esquentar de taça. Em boca o frutado se confirma, o chocolate, e especiarias vão se mostrando, desde as doces até as picantes. Um leve toque canforado aparece depois de algum tempo em taça. Todo este conjunto se harmonizou perfeitamente com o picadinho de carne com arroz e farofa de mandioca e bacon do Coze.
Para adquirir os vinhos Laura Hartwig e outros da Vinhos Novo Chile, entre no Da Girafa site da Girafa
Para adquirir os pratos do Coze
Para acompanhar a programação completa e conhecer o trabalho destas pequenas vinícolas, acesse e o perfil de instagram
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão