Meninas e meninos,
Grata surpresa o Salton Intenso Teroldego 2012 que era somente exportado. Conheci este vinho em uma degustação há anos atrás quando a Salton decidiu não mais exportar este vinho para os EUA. Gostei e fiquei com algumas garrafas. Depois de anos, vou colocando à prova, e agora o vinho me parece no seu auge. Pensei harmonizar o Salton Intenso Teroldego 2012, originário da Campanha Gaúcha com uma paleta de cordeiro.
Ao degustar o vinho, vi que seu olfato frutado ainda exuberante, com algumas especiarias picantes, um sutil terciário, acidez espetacular e taninos macios, se prestaria também para carnes mais leves, como um frango assado e recheado com farofa úmida.
Gostei das duas harmonizações, mas o cordeiro ganhou sabores extras com o Salton Teroldego.
O rótulo e contra rótulo vêm com descrições em inglês, visto ter sido este vinho apenas para exportação à época. As uvas Teroldego vinham da Campanha Gaúcha, hoje esta variedade, se não estou enganado, é cultivada na Serra Gaúcha.
A variedade Teroldego é muito plantada no Trentino-Alto Ádige na Itália e é uma cepa antiga, plantada também em outras partes do mundo. Segundo o livro Wine Grapes pode ser que o nome seja creditado à uma vila do norte da Itália chamada Teroldege, ou Teroldeghe, onde documentos datados no século XV se referem à venda de vinho Teroldego.
De qualquer modo, o Salton Intenso Teroldego 2012 é uma agradável experiência, pois ao degusta-lo nos dias de hoje, ainda íntegro, saboroso, cheio de vida, fico a pensar os motivos, talvez comerciais, ou mesmo agronômicos, pelos quais a vinícola não mais elaborou este vinho.
Há um rótulo Salton Intenso Marselan e Teroldego elaborado a partir das variedades Marselan da Campanha e Teroldego da Serra Gaúcha. Já degustei este vinho e é bem distinto do Teroldego varietal que estou descrevendo, como claro, é de se supor, até pelo corte com outra cepa e outro terroir.
Recomendo que se encontrarem o Salton Intenso Teoldego 2012 que o degustem e troquem informações comigo, será muito valiosa sua opinião.
Salton
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão