Meninas e meninos,
Vinícola & Hospedaria Bonventi para quem ama; foi o único título que encontrei que pudesse transmitir a sensação indescritível, a recepção amorosa, a excelência dos produtos e instalações que vivenciei em uma visita.
Quem ama? Claro que nós todos amamos, seja um outro alguém, um café, um vinho, uma viagem, uma companhia, arte, natureza, pois tudo isto junto é a Vinícola & Hospedaria Bonventi.
Tudo começou com uma busca, como amantes de vinhos, em uma viagem à Espírito Santo do Pinhal há cinco anos. Juliana e Alex, seu marido, num rompante, cansados e estressados pós a pandemia, procurando por um novo rumo, e amantes de vinhos e cafés especiais, se encantam pela região e pelo terroir de Espírito Santo do Pinhal .
Daí para a ideia de colocar a Vinícola & Hospedaria Bonventi fora do papel e transformar o sonho em realidade, foi plantando uvas e colhendo café, um exaustivo, mas prazeroso trabalho.
Lembrando-se da nona Elvira, uma avó amorosa e ruiva, com o sobrenome e com o brasão de família em cor acobreada, estava assim definido o primeiro passo para a identidade da Vinícola & Hospedaria Bonventi, ouvi da Juliana toda a saga desde o início.
Degustei o café, que é servido na Bonventi, e adorei. Também alguns dos vinhos de produção ainda pouco numerosa, afinal, a Vinícola Bonventi pode ser considerada uma das vinícolas boutiques brasileiras.
Ainda em andamento o projeto de vinhos, na sua segunda safra, conta com área plantada de Syrah-1 ha, Sauvignon Blanc-1 ha, além de algumas centenas de mudas de Merlot, Cabernet Sauvignon e Viognier.
Produção de 5.500 gfs do Syrah; 2.500 gfs de S.Bl; 3000 gfs de C.S e 3.800 gfs de um blend de Syrah, Grenache e Marselan, onde bons parceiros da região fornecem as uvas e vinhos para completar um portfólio ainda em desenvolvimento.
O projeto é para vinhos de inverno, ou seja, aqueles que utilizam o método da dupla poda-vejam texto e são vinificados e acompanhados por um enólogo que conheço há muito tempo, chileno radicado no Brasil e adaptado à região da Mantiqueira o Cristián Sepúlveda .
No café arábica, variedade Mundo Novo, a Bonventi conta com 4,7 ha, do total de 10 ha, e posso afirmar que além da exportação, todo café servido na Vinícola & Hospedaria Bonventi é próprio. Falando na hospedaria, um aconchegante luxo e requinte explícitos, contando com cinco suítes, sendo duas com 50m2 e três com 45m2. A vista dos quartos é para o vinhedo, um bálsamo para a alma e um colírio para os olhos.
Os vinhos
Degustei um rosado do parceiro Pioli, que ainda irei colocar texto, muito adequado para nosso clima e para uma gastronomia variada.
Um Syrah 2021 com passagem de 14 meses por barrica francesa e mais 12 meses de guarda em garrafa, muito frutado no olfato, com notas de café, especiarias, ambos confirmados em boca, com taninos presentes e bons, mantendo um ótimo equilíbrio com acidez e álcool. O chocolate surge após algum tempo em taça, sugerindo uma aeração do vinho para melhor extrair dele o esplendor.
O Cabernet Sauvignon 2021 tem passagem de 24 meses em carvalho francês, um vinho que se mostra com bom potencial de guarda. Olfato frutado, um toffee nítido, algum canforado depois de tempo em taça. Em boca confirma o toffee, algumas especiarias picantes e outras doces, a fruta negra presente. Longo, taninos presentes e macios, outro vinho que me agradou. Adorei!
Tem também uma osteria com massas preparadas artesanalmente no local e com pratos exclusivos como o gnocchi, onde a Chef tem a receita exclusiva e ninguém pode ver o prepara da pasta!
Vale muito a pena conhecer e melhor ainda pernoitar ou passar uns dias relaxando e curtindo todos os recantos, paisagem, gastronomia, café e vinhos.
Ainda sem site Vinícola & Hospedaria Bonventi atende pelo cel 11 9 7825-5855
Instagran @vinicolabonventi
Algumas das fotos são divulgação da Vinícola & Hospedaria Bonventi.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão