Meninas e meninas,
Cucina di Sicília by Luciano Boseggia do restaurante Verbena no Hotel Transamerica São Paulo vem embalada por excelentes criações ou releituras de clássicos da cozinha desta região italiana.
Não me causou espanto nenhum ao degustar o cardápio completo da Settimana Regionale Sicília no Verbena, pois conheço o Boseggia faz muitos anos, mas o que me deixou deslumbrado foram as apresentações dos pratos simplesmente deslumbrantes.
Já havia estado neste hotel para uma noite de vinhos, onde me encontrei com muitos amigos de varias importadoras e vinícolas brasileiras que compões a adega do hotel, foi quando o Boseggia me avisou sobre os festivais que queria apresentar uma vez ao mês, quando vem do Rio de Janeiro para São Paulo capitanear os restaurantes.
Antes do jantar no Verbena, dei uma passadinha no Piano Bar, a convite da linda Renata Maffeis da assessoria a4&holofote comunicação, onde pedi o meu coquetel favorito, um Blood Mary, muito bem feito pelo Rafael, o barmen.
O Chef Luciano Boseggia prometeu trazer nos jantares da“Settimana Regionale Sicília”, que irão até 24 de Setembro, no restaurante Verbena, localizado no Hotel Transamerica São Paulo, uma profusão de aromas, cores e sabores, e cumpre o que promete.
No cardápio da Settimana Sicília no Verbena, Boseggia oferece como entradas o aracine, o famoso bolinho de risoto frito e empanado recheado com ragu de cordeiro, e também com outra opção com mozzarella de búfala, Eu, carnívoro, adorei o com ragu.
Também nas entradas o lombo de bacalhau sobre molho de tomate, manjericão, azeitona, alcaparras e orégano, sensacional, úmido, soltando as lascas, especial mesmo.
Para o primeiro prato Boseggia apresenta um Paccheri alla norma, clássica massa italiana com ricota de búfala, tomate cereja, berinjela, manjericão e aliche, nota mil para o aliche utilizado e para o conjunto deste prato.
O segundo prato um filé de vitelo envolto em lardo- o lardo especialidade gastronômica, é a gordura logo abaixo da pele do porco, curada, temperada e feita no Verbena mesmo- sobre molho de presunto cru e vinho Marsala, acompanhado de cuscuz de legumes orgânicos, detalhe: eu sempre peço os molhos à parte para degustar o prato com e sem o molho.
Agora vem a perdição do Verbena nesta Cucina di Sicília: são três opções, mas o Boseggia mandou-nos todas. Pela ordem das fotos no prato temos Bianco Mangiare alle Mandorle (pudim de leite de amêndoas), Cannolo alla Siciliana (ricota fresca, mel, frutas cristalizadas), e Semifreddo al Mandarino (semifredo de tangerina servido na própria fruta).
Quanto aso vinhos servidos e escolhidos pelo Isaac, sommelier dos bons, todos da Mistral, são de procedência italiana e de produtores excepcionais: o branco que acompanhou a primeira parte do cardápio foi o Sharis 2015 do Livio Felluga, corte de Chardonnay e Ribolla Gialla, vem do Friuli, onde os brancos são ótimos. Generoso em boca, untuoso no olfato, cítrico e mineral.
O tinto outro vinho reconhecido e de considerado produtor da Toscana, o Sassoaloro 2012, um Sangiovese Grosso, o mesmo que Brunello, passando por barricas cerca de 14 meses. Ainda jovem com seus taninos se mostrando, equilibrado e gordo, já com terciários, mas com fruta madura ainda no olfato.
Vejam mais sobre vinhos aqui e aqui. A Settimana Regionale Sicília começou dia 17 e vai até dia 24 de Setembro, das 19h às 23h, no restaurante Verbena, localizado no Hotel Transamerica São Paulo, imperdível.
Hotel Transamerica São Paulo
Av. das Nações Unidas, 18.591-Vila Almeida, São Paulo, SP.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão