Meninas e meninos,
Vinhos Perla Negra e D da Casa Donoso chegam com festa e muita alegria de minha parte que sou fã desta vinícola chilena da região do Vale do Maule- Chile, país que amo de paixão pelas pessoas amigas, pelo seu entusiasmo no agronegócio, pelo turismo, e claro, pelos seus vinhos fantásticos.
Visitei a Casa Dono ano passado e quer muito voltar porque sua hospitalidade, seu carinho para comigo e com seus visitantes de modo geral é impar. Suas instalações são fantásticas, em uma casa que remete ao século passado muito bem conservada e com muita organização.
As pessoas que trabalham na Casa Donoso são alegres, joviais e com grande capacidade, o que transforma esta vinícola em centro de trabalho e prazer. As pesquisas enológicas não param, como por exemplo, o resgate da cepa Romano ou Cesar Noir, advinda da época da colonização romana e que tem nos rótulos Sucesor uma bela surpresa. Saiba mais um pouco dos vinhos da Casa Donoso aqui .
Mas este texto é para contar que o BEV Group, empresa que importa os vinhos da Casa Donoso, representado por Matheus Bazan CEO, e Ludmila Chung do mkt, juntamente com a Casa Donoso representados dentre outros por queridos amigos como Carolina Leiva do Mkt e Felipe Ortiz o enólogo chef, apresentaram no Villa Bisutti faz algum tempo já, as novidades para o Brasil o Perla Negra e o D, vinhos que agora estão no catálogo.
“Somos cúmplices de seus momentos. Nossos vinhos são capazes de evoluir seus sentidos. A Vinícola Casa Donoso está localizada no coração do Vale do Maule, uma das regiões mais antigas e tradicionais produtoras de vinho no Chile. Seus campos de vides com até 80 anos, plantadas nos melhores solos do Vale do Maule. Desfrute dos nossos vinhos e viva uma experiência de luxo” diz o site da Casa Donoso!
Os vinhos em questão, começando com o Perla Negra, um corte das cepas 50% Cabernet Sauvignon, 20% Carménère, 20% Malbec e Cabernet Franc, na safra de 2013 que nos foi apresentada na linda festa se mostrada ainda muito violeta na sua cor, muita fruta negra e chocolate no olfato, e depois algum floral. Em boca confirma o frutado, com acidez muito boa e álcool na casa dos 14% totalmente equilibrados com os taninos sedosos e limpos.
Vinho excelente, aliás, como a grande maioria dos rótulos da Casa Donoso, e que tem aptidão para se harmonizar com uma grande gama de gastronomias, desde as mais simples como queijos mais maduros, carne louca, até os grande assado, braseados e ensopados. Massa com recheios de pato e aves de caça também vão super bem.
O D que designa o início de Donoso tem um corte muito similar com as cepas já anunciadas acima para o Perla Negra, mas é outro vinho! Com 40% Cabernet Sauvignon, 30% Carménère, 20% Mabec e Cabernet Franc, assim como seu irmão, estagia em barricas por dois anos.
O comportamento olfativo é mais mineral, e segundo o enólogo, Felipe Ortiz, seja este o reflexo de parreiras mais antigas de solos graníticos. Aparecem mais florais de pronto, as frutas negras estão lá, as especiarias surgem mais definidas incluindo-se aí, o merquén, que é picante e levemente tostado.
Em boca é “carnudo”, confirma o frutado, as especiarias, o mineral, longo e equilibrado em taninos macios e ótima acidez, também chega nos 14% de álcool. Suas garrafas são numeradas mostrando todo o conceito de exclusividade deste rótulo.
Gastronomias variadas, caças de pelo e pena, carnes vermelhas, um galinha d’angola deve ficar perfeita com este vinho.
BEV Group está de parabéns por apostar nesta vinícola, pois a Casa Donoso é um bom exemplo do que seja ter ótimos rótulos, conservar sua história e evoluir em pesquisas e tecnologias novas, com o Sucesor que também para por ovos de concreto.
Vocês encontram os vinhos da Casa Donoso no BEV Group http://www.bevgroup.com.br/
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão