Meninas e meninos,
A Visita à Vindima 2019 na Vinícola Guaspari para mim, como jornalistas,foi surpreendente! Sim, pois por mais que possamos imaginar o bom acolher, o ótimo ambiente receptivo e a alegria de quem seria anfitrião, com o profissionalismo raramente visto, tudo isto ficou aquém, ao menos sob o ponto de vista de minhas expectativas, um apanhado geral no Rotas e Notas
Cordialidade e primor em todos os detalhes, à começar por um café da manhã que nos ofereceu a oportunidade de travarmos conhecimento com parceiros da área de gastronomia, tão integrados na qualidade, quanto a Guaspari com seus vinhos, azeites e macadâmias, quem sabe em breve, também mel.
Os pães de fermentação natural são da Fornarii de São João da Boa Vista. O Jamón Serrano e salame são da Salamanca em Catanduva. Queijos Pardinho de Pardinho. Água Platina de Águas da Prata, Café Guaspari, mel, bolos e doces caseiros.
A visitação aos vinhedos, com colheita das uvas Sauvignon Blanc que já estavam maduras fenólicamente; explicações dos enólogos responsáveis, vista linda, e logo um brinde com vinhos em pleno parreiral; visita às instalações, tanques de aço, ovos de concretos e a nova sala de barricas foram apenas uma pequena parte da visita emblemática. A degustação, sempre importante para nós, ocorreu com cinco dos vinhos da Guaspari.
1-Sauvignon Blanc Vista do Café 2017-Floral, fruta cítrica(abacaxi), Em boca equilibrados, boa acidez, confirmando os cítrico, longo, generoso.
2- Viognier Vista do Bosque 2016-Paracendo mais vegetal, herbáceo, com frutas de bosque,aquelas que já sentimos frescor e acidez apenas no aroma. Mineral evidente no olfato e em boca, confirmando frutado de bosque, equilíbrio entre seus elementos, acidez impecável, e para completar, depois de tempo em tempo em taça, surge um delicioso floral no olfato.. Dos brancos, foi meu preferido!
3-Pinot Noir 2016, o vinho na categoria Super Premium da Guaspari, o rótulo ainda não estava pronto, será negro com marcações da longitude x latitude. Muita fruta, especiarias, sua cor borgonhesa atrai muito, ao longo do tempo surgem carne(ou sangue/ferro). Em boca o frutado elegante se confirma, as especiarias também, taninos super-finos. Muito bom mesmo este exemplar que em minha opinião se posto com os grandes Borgognes surpreenderá.
4- Syrah Vista da Serra 2016-Muito frutado, com especiarias mineral, algum floral. Como de resto, acidez ímpar, longo em boca, equilibrado, sem arestas, taninos ótimos, neste ´álcool se mostra sem com isto prejudicar o equilíbrio do conjunto.
5- Cabernet Franc/Cabernet Sauvignon 2016 Vista da Mata 2016. Corte de 70% das primeiras e 30% das segundas uvas, já veio com geleia de frutas no olfato, especiarias algo agridoces e picantes. Em boca novamente a ótima acidez, confirma o frutado em compota o u geleia, para mim um mineral que não consegui descrever em boca(acho que talvez grafite). Um ótimo tinto. Este ganhou minha preferência seguido de muito perto do meu particular gosto pelo P.N.
Mas não terminava a enxurrada de emoções sensoriais, pois em deslocamento para o local do almoço, uma orquestra de meninos- Polo Espirito Santo do Pinhal- tocava lindas melodias de todas as partes do mundo, inclusive uma música sertaneja, lindo.
Almoço, no nosso caso, foi Fogo & Brasa, por DeBetti, onde além das saladas de entrada, tínhamos linguiça parrillera da Pirineus, outro dos fornecedors parceiros; pão de alho, burgers, e cortes de carnes especiais como Babby Beef, Mamaninha, Faraldinha, Flat Iron, Picanha, e uma fantástica costela de cordeiro ao fogo de chão.
Legumes braseados, molhos, farofa e haja estomago! Sobremesas uma mesa repleta de doces caseiros deliciosos como abóbora, figo, laranja, doce de leite, goiabada,e 3 tipos de meles da fazenda, tudo o que adoro…
Café espresso Guaspari finalizando o conturbénico banquete.
Para satisfazer aos clientes, um novo formato traz experiência na colheita, degustação e almoço harmonizado na Guaspari em Espírito Santo do Pinhal (SP) e expoente da técnica da dupla poda, ou poda invertida, aquela que permite que a colheita seja adiada para os meses menos chuvosos.
A Guaspari se preparou para recepcionar muito bem seus visitantes, e de agora até Julho, o público poderá presenciar a colheita com a Visita da Vindima, um tour guiado por um profissional especializado e com muitos momentos especiais.
O passeio será dividido em quatro partes: boas vindas com café Guaspari – café especial também produzido e cultivado na vinícola; tour pelo vinhedo com colheita simbólica; visita à indústria que incluirá a sala de tanques, barricas e cave de garrafas – locais onde será mostrado o passo a passo da produção dos vinhos, e a degustação do Guaspari Sauvignon Blanc Vista do Café, Guaspari Viognier Vista do Bosque, Vale da Pedra tinto e Guaspari Syrah Vista da Serra harmonizados com pães de fermentação natural, queijo artesanal Pardinho e embutidos Salamanca.
Para finalizar, será servido um almoço harmonizado com os vinhos Guaspari Rosé, Vale da Pedra branco e Guaspari Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon Vista da Mata em duas opções de menu: Sabores da Fazenda – com pratos típicos da região e ingredientes frescos da horta; e Fogo & Brasa – um autêntico fogo de chão pilotado pela equipe DeBetti, que traz carnes e burguer in natura e costela no fogo-de-chão;
Sábados e domingos às 9h30*: consultar disponibilidade.
Quanto aos preços sempre é melhor consultar no momento das reservas, sim, há de se reservar para este tour e almoço e para tal como também dúvidas ou maiores informações acesse o site ou entre em contato pelo [email protected] ou pelo telefone (19) 3661-9191 ramal 3. Lembrando que as visitas deverão ser agendadas com antecedência.
*vagas limitadas; *Horário de início do evento. – É importante ressaltar que devido ao extremo rigor técnico durante a colheita das uvas, será realizada uma colheita simbólica durante as Visitas da Vindima. – Eventualmente haverá a possibilidade do visitante acompanhar o trabalho de colheita de nossa equipe caso a visita coincida com uma data determinada por nossos enólogos. – Em caso de chuva as visitas poderão ser canceladas ou remarcadas. Visitas em grupos de, no máximo, 25 participantes, todos maiores de 18 anos.
Sobre a vinícola Guaspari – A Vinícola Guaspari nasceu do sonho de produzir vinhos brasileiros de altíssima qualidade. O projeto teve início em 2006, quando foram plantadas as primeiras videiras em uma antiga fazenda de café na região de Espírito Santo do Pinhal (no Estado de São Paulo). Foram escolhidas variedades francesas, selecionadas pelas características do terroir. Os 48 hectares de vinhedos são divididos em 12 terroirs distintos, demarcados em função da especificidade dos microclimas existentes para expressar toda a qualidade e tipicidade de cada uva. As variedades plantadas tintas são Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Merlot, Pinot Noir, Petit Verdot e Syrah, Dentre as brancas a Chardonnay, , Sauvignon Blanc, Viognier. Cada estágio do ciclo de vida das parreiras recebe o meticuloso cuidado de profissionais capacitados por técnicos experientes vindos do Brasil, Portugal, Estados Unidos e Chile.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão