Meninas e meninos,
Caliterra, a Vinho & Ponto e o enólogo Rodrigo Zamorano apresentaram seus vinhos para jornalistas na churrascaria Fogo de Chão. Caliterra quer dizer Qualidade da Terra e está localizada no Valle de Colchagua. Solos com grande diversidade e clima com dias quentes e noites frias, trazem ótimas condições para as cepas tintas.
Rodrigo Zamorano, enólogo chefe da Caliterra, nos apresentou 7 vinhos, sendo 6 tintos e um branco. Este branco, um Chardonnay com uvas do Valle de Casablanca, faz parte dos rótulos Tributo. Dentro desta linha há mais um rotulo de brancos com Sauvignon Blanc e 4 tintos: Cabernet Sauvignon, Carmenere, Malbec e Syrah.
Já havia degustado em outras ocasiões os vinhos da Caliterra com os enólogos Sergio Cuadra e Rodrigo Zamorano, e poderão acompanhar no Divino Guia1 e Divino Guia2 . Desta vez, sob importação da Vinho & Ponto, a degustação foi ótima também como verão abaixo.
-Caliterra Tributo Chardonnay 2017-Vinho com tostados no olfato, fruta mais para compota, mineral. Em boca untuoso, mineral, frutado confitado, boa acidez. Fica ótimo na companhia de queijos mais maduros como o Grana Padano.
Dentre os 6 tintos, tivemos exemplares dos rótulos Tributo, DSTNTO, Pétreo, Edición Limitada e Cenit nesta ordem degustados.
-Caliterra Tributo Carmenere 2016-Frutas de bosque, canforado e sutil herbáceo. Em boca boa acidez, o frutado e o herbáceo, equilibrado e taninos muito bons.
-Caliterra DSTNTO 2017, corte de 45% Malbec, 30% Syrah, 15% Carignan e 10% Petit Verdot- Vinho ótimo, frutado, vegetal, floral, caramelo e especiarias(canela) no olfato. Em boca ótima acidez, confirma o frutado, o caramelo e as especiarias. Surge sutil terroso ou sotobosque.
-Caliterra Pétreo Malbec 2016- Vinho frutado, a pimenta surge evidente, canela e terroso. Em boca boa acidez, as especiarias e o terroso.
-Caliterra Pétreo Carmenere 2016- Vinho deveras mineral, quase salino, frutado, especiarias, canforado e sutil vegetal. Em boca confirma o frutado, taninos bons, equilibrado em acidez e álcool.
Na linha Edición Limitada que consta de 3 rótulos: M, B e A, degustamos o:
-Caliterra Edición Limitada M,Mediterráneo 2016- Vinho de corte com 38% Syrah, 32% Carignan, 25% Grenache, 4% Marsanne e 1% Roussanne. Vinho complexo, frutado, especiarias, cerejas, pimenta. Em boca confirma o olfato, equilibrado em acidez, álcool e taninos, longo e generoso. Ótimo vinho.
-Caliterra Cenit 2014-Vinho ícone da Caliterra corte de 44% Malbec, 42% Petit Verdot e 14% Syrah. Passa 33 meses em barricas francesas com 2/3 delas novas. Super complexo e já com evolução, aliás, ótima, me parece ser mais clássico, mais tradicional do que os outros rótulos e linhas. Vinho ainda com frutado, especiarias, algum balsâmico, madeira integrada, boa acidez, equilibrado em taninos e álcool. Belo vinho também.
Os tintos, cada um à sua maneira acompanharam muito bem os cortes de carne do Fogo de Chão, mas o DSTNTO me pareceu apto para harmonizar com muitos cortes idealmente.
Quem importa Caliterra é a Vinho & Ponto www.vinhoeponto.com.br
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão