Meninas e meninos,
O que são os assim chamados vinhos de autor? Podem ser chamados também de artesanais? Mas todo e qualquer vinho não tem um autor, então porque somente alguns assim são chamados?
Para responder estas perguntas que me fizeram recentemente, vão aqui ao texto algumas considerações:
Vamos começar pelos vinhos de autor, visto que, claro, todo e qualquer vinho terá um autor, alguém que o elabore, mesmo sem ser enólogo. Convenções à parte, o que se denomina que sejam “vinho de autor” são aqueles vinhos que procuram fugir da mesmice, do óbvio, do confortável, em geral pouquíssimas garrafas, e que trazem o DNA de quem os elabora.
Nestes casos, via de regra, a paixão fala mais alto que a parte comercial, e em geral, são vinhos de quem os elabora para quem os elabora. Se caírem no gosto de outrem, ótimo, caso contrário, a filosofia engarrafada não será afetada pelo lado comercial.
Na verdade são raros os que “realmente” sejam VINHOS DE AUTOR, pois temos que admitir que o vinho seja business, e o dinheiro gasto antecipadamente terá que retornar mais cedo ou mais tarde.
Com esta definição temos uma junção de ideias e modos de elaboração que nos leva para os “vinhos artesanais”
, pois via de regra, os vinhos de autor podem também ser chamados de artesanais, visto terem tiragem pequena, serem vinhos fora da curva mediana dos vinhos elaborados aos milhares.
Antes tenho a dizer que não é porque o vinho tem uma quantidade muito grande engarrafada que não seja bom, nem de autor. É que quando pensamos em VINHO ARTESANAL pensamos naqueles que a quantidade não pode ser muito grande em garrafas, pois se imagina que foram elaborados por mãos(artesanal 1.
relativo a ou próprio de um artesão ou artesanato. 2.FIGURADO-diz-se das coisas feitas sem muita sofisticação; rústico), não havendo tanta interferência de maquinas por exemplo, no desengace, na prensagem, no engarrafamento e rotulagem e vedação, o que diga-se, não garante qualidade técnica melhor ou pior que os e grande tiragem.
Um grande erro de conceito é imaginar que os vinhos ou outra bebida, elaborados em grandes indústrias, em grandes vinícolas não tenham ótima qualidade.
Por todo o exposto vemos quão difícil é definirmos com exatidão o que sejam vinhos de autor, vinhos artesanais, visto que todo e qualquer “autor”, seja enólogo ou vinhateiro, procura sempre elaborar o melhor, a qualidade máxima, extraída das uvas que sim, devem ter qualidade superior.
Desde o parreiral até a cantina, os vinhos artesanais, os vinhos de autor devem seguir rigorosos parâmetros de qualidade e técnica, mesmo os que utilizam técnicas ancestrais para o cultivo, para a colheita e processamento.
Será que as denominações artesanal ou de autor são ou poderiam ser explicitadas nos rótulos o motivo de assim serem chamados? Deveriam ser!
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão