Meninos e meninos
Os vinhos Baron Philippe de Rothschild Mouton Cadet na La Pastina foram apresentados por Remi Coubronne, o diretor para as Américas, desta casa tradicional de Bordeaux. Uma degustação muito interessante e plena de aprendizado, tanto pela história da casa Baron Philippe de Rothschild, quanto pelos vinhos Mouton Cadet apresentados.
Sua história começa em 1853 com o Baron Nathaniel de Rothschild, que comprou uma propriedade e a batizou de Mouton de Rothschild. Em 1933, o Baron Philippe de Rothschild , com sua expertise, modernizou a vinícola, criando varias marcas de sucesso, levando os vinhos Mouton Cadet a serem reconhecidos.
Também anos depois, a baronesa Philippine se associou à Concha Y Toro no Chile para criarem o Almaviva vinho ícone com terroir chileno e alma francesa.
A La Pastina voltou com seu ótimo evento Casa Aberta La Pastina, onde mostra um pouco do seu vasto catálogo, tantos em alimentos, quanto em bebidas. E falar em Bordeaux, é lembrar Baron Philippe de Rothschild e Mouton Cadet.
A degustação foi apresentada seguindo esta ordem:
1- Mouton Cadet Baron Philippe de Rothschild Sauvignon Blanc 2019- Vinho da linha classic, cor palha verdeal brilhante. O olfato com vegetal e herbáceo bem sutis se apresentam em conjunto com o cítrico de fruta amarga como lima e cidra, passando depois para a casca de laranja confitada. Em boca confirma integralmente o olfato, com equilíbrio entre dulçor, álcool de 13% e acidez, surgindo a mineralidade do terroir.
2- Mouton Cadet Baron Philippe de Rothschild Rouge 2017 corte de 86% Merlot; 10% Cabernet Sauvignon e 4% Cabernet Franc. Poderíamos dizer pelos percentuais que se trata de um Merlot! Este vinho estagia de 6 a 8 meses em barricas. Aqui surge uma discrepância com o descrito na página da La Pastina que não menciona madeira.
Visual rubi com pequeno halo evolutivo. Aromas frutados e com especiarias doces e picantes como o cravo e a canela. Em boca é equilibrado em álcool 13,5%, acidez e taninos macios. Boa persistência, confirma o frutado e as especiarias.
3- Mouton Cadet Baron Philippe de Rothschild Saint-Emilión Reserve 2017 corte de 86% Merlot, 11% Cabernet Sauvignon e 3% Cabernet Franc. O visual parece com o anterior, mas o olfato é mais frutado com frutas negras. As especiarias picantes estão presentes com pimenta. Em boca é super equilibrado em álcool com 13,5%, acidez bem presente e taninos macios. Estagia de 4 a 6 meses em barricas, e depois em garrafa por 12 meses. Vinho muito especial para meu paladar.
4- Mouton Cadet Baron Philippe de Rothschild Médoc 2017 corte de Merlot 61% e Cabernet Sauvignon 39%. Estagia 10 meses em barricas. Vinho chegou mais contido no olfato precisando de mais em tempo em taça para abrir seu leque aromático, Frutas vermelhas frescas, e negras maduras. As especiarias também estão presentes. Em boca confirma o olfato com boa acidez, álcool em 13,5% e taninos mais presentes.
5- Mouton Cadet Baron Philippe de Rothschild Sauternes 2016 corte de Sémillon e Sauvignon Blanc em sua maior parte e também de Muscadelle. Cor amarelo dourado. Uvas botrytzadas deixam seu aroma característico, também floral lembrando o mel, casca de laranja confitada, damasco seco e frutas brancas bem maduras. Em boca um néctar, acidez ótima, dulçor e álcool equilibrados. Estagia 10 meses em barricas.
Obrigado La Pastina pela oportunidade
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão