Meninas e meninos,
Chocolate e seus benefícios para a saúde. Principalmente na época da Páscoa, onde todos comentam sobre chocolate, saber mais desta iguaria faz sentido. Quem não gosta de chocolate? Parafraseando o poeta Dorival Caymmi, “quem não gosta de chocolates, bom sujeito não é…”.
O chocolate amargo, aquele que tem acima de 50% de teor de cacau, é estudado por seus benefícios à saúde. Provado está que seus antioxidantes, as procianidinas, são benéficos para uma enorme lista de pesquisas cientificas.
Estas pesquisas vão desde ajudar a combater o câncer de intestino, melhorar o fluxo sanguíneo, ajudar no LDL, o colesterol ruim, e como predicado, ajuda o coração. Também a epicatequina, outra substância encontrada no chocolate, ajuda o cérebro e aos que sofreram AVC em sua recuperação.
Para as grávidas, a teobromina encontrada nos chocolates com alto teor de cacau, ajuda a prevenir a pré-eclâmpsia, hipertensão. O chocolate também pode aliviar as dores, pois o prazer de comê-lo atua como analgésico; por isso o bem estar quando entra em sintonia na ação da endorfina e da dopamina, relacionadas ao relaxamento.
Na beleza encontramos banhos e hidratantes à base de chocolate. Enfim, são realmente interessantes estas pesquisas, mas a questão é que no Brasil, um dos maiores produtores de cacau, seu consumo é pequeno.
Do ano passado para cá, caiu o consumo mais ainda. Devemos estar ao redor do consumo per capita de 2,7 kg/habitante/ano muito pouco perto de outros países, como a Suíça ou Alemanha, por exemplo, com 8 k g ou 9 kg habitante/ano.
Ainda são poucos os produtores do chamado cacau fino de origem. Em contato com a Harald, empresa brasileira com tradição centenária na fabricação de chocolates, fiquei conhecendo em um evento, há alguns anos atrás, o Chef pâtissier espanhol Jordi Bordas.
Ele veio, na ocasião, pela primeira vez ao Brasil para participar do ciclo de eventos da Academia do Cacau Fino e falar sobre o Chocolate Fino Brasileiro na Alta Confeitaria Internacional. Trabalhou então com a linha Unique, da Harald, feita totalmente com cacau de origem 100% brasileira.
O pâtissier Bordas é reconhecido como um dos mais prestigiados Chefs da alta confeitaria mundial, responsável pelo desenvolvimento de inovadoras técnicas de pâtisserie. Em 2011, Bordas conquistou a Copa Mundial de Confeitaria -Coupe du Monde de la Pâtisserie, com a receita Rosa dos Ventos, elaborada com uma combinação de noz pecan e vários tipos de chocolate.
Foi um ótimo aprendizado participar daquele evento onde Ernesto Neugebauer, presidente da Harald à época, nos mostrou um pouco sobre a produção, industrialização e distribuição do chocolate. Advindo de cacau com origem, onde seletos produtores, escolhidos para terem sua produção adquirida pela Harald, demonstrou como são responsáveis pela conservação sustentável desta cultura e das famílias que trabalham nela.
Aproveitando o mote de sempre com vinhos, já externei minha preferência pelas harmonizações com os vinhos do Porto, e como estamos contando sobre chocolates, temos alguns exemplos abaixo.
Chocolate Branco com Porto Branco, não o dry, claro. Bombom com chocolate amargo e frutas vermelhas com Porto Vintage.
Bombom Caramelo com Porto Tawny 10 anos. Mendiant 1/2 amargo com Porto Vintage. Chocolate com café torrado com Porto Tawny 10 anos.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão