Meninas e meninos,
Hoje se comemora o Dia Mundial do Hambúrguer. Para harmonizar, com um nada convencional Hambúrguer, o Avoca Ahi Tuna- Burger do Avoca Toast- o ótimo Alvarinho Parcela Única 2018 do Anselmo Mendes. Estas iguarias, hambúrguer e vinho, foram minhas escolhas para registrar a versatilidade de ambos os envolvidos na harmonização. O sanduíche é um dos mais populares, e as inovações, como esta do Avoca Toast @avocatoast.br se multiplicam, na mesma medida das criações gastronômicas.
O Hambúrguer ou Burger é sempre muito falado, e no Divino Guia também. Mas até casas especializadas, ou hamburguerias, estão se dedicando às inovações como esta com avocado, do Avoca Toast. Aqui no Brasil, parece que a data mais provável é alguma na década de 1950, e no Rio de Janeiro, segundo autores.
Hoje, disponível para todos, o hambúrguer data da idade média, mas, sem precisão e é o prato mais difundido no Brasil, ultrapassando a pizza, segundo dados levantados pelo Codex – Fórum Internacional de Alimentação. Em 2019, foram feitos 26 milhões de pedidos de hambúrgueres pelo iFood, contra 21 milhões de pedidos de pizzas.
O vinho, Alvarinho Parcela Única 2018, importado pela Decanter é sensacional, e harmoniza bem com o sanduíche proposto com avocado, ou abacate, e o atum. Seu frescor incrível e o álcool garantem uma harmonização tanto com a gordura vegetal, quanto a animal.
Voltamos, eu e vários jornalistas sortudos, a degustar este ótimo vinho, por ocasião da minha segunda edição da Confraria do Adolar . Adolar Hermann, proprietário da importadora Decanter e da Vinícola Hermann, resolveu movimentar seu segmento com a Confraria do Adolar. Uma ideia muito bacana, onde por convite, enófilos, sommeliers, jornalistas e quem sabe clientes, poderão, via zoom, conhecer alguns dos rótulos selecionados para este momento lúdico, sua Confraria.
Vamos ao vinho e minhas impressões.
Vinho elaborado com a casta Alvarinho. Uvas estas provenientes de uma só parcela, daí se origina o nome Parcela única. Seu visual um palha bem claro, alguns tons verdeais.
Olfato chegando perto do untuoso, muito motivado, creio, por sua fermentação em carvalho e com bâtonnages periódicas. Cítricos, limão e sidra surgem, também a famosa “mineralidade”, que muitos não reconhecem, e frescor mesmo no olfato.
Em boca confirma os cítricos, uma incrível acidez, e se confirma sua untuosidade, não muita, mas perceptível. O Parcela única amadurece 9 meses em barricas novas de carvalho francês de 400 litros, com sua borras revolvidas semanalmente, a bâtonnage.
Vinho Verde da melhor expressão que a casta Alvarinho poderá ter na região do Minho, Sub-região de Monção e Melgaço. Harmoniza bem com frutos do mar, peixes mais gordos, como o Atum. Também com massas que levem frutos do mar. O bacalhau, de preferência com bastante azeite como o confitado, mas na punheta também fica bom.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão