Meninas e meninos,
Quem nunca foi visitar a Quinta do Olivardo em São Roque-SP não sabe o que está perdendo. Muito próximo à capital do estado, na Estância Turística de São Roque, temos um polo vinhateiro que vem se destacando a cada dia com muita qualidade.
O turismo na Rota dos Vinhos é um fato, e com muita qualidade em várias vinícolas, apesar da grande concentração ainda de vinhos vinificados com uvas não viníferas. Aliado ao fator vinho e ao turismo gerado por ele, a gastronomia ao longo da rota vem se destacando muito com vários empreendimentos, com qualidade e diversidade tanto em culinária, quanto em preços, cabendo no bolso do turista, ávido por novas e belas experiências.
Na Quinta do Olivardo como está escrito em seu site, utilizando-se de versos de meu poeta favorito Fernando Pessoa: “Deus quer, o homem sonha, a obra nasce”, Olivardo Saqui e esposa transformaram o sonho em realidade com o empreendimento que oferece além da ótima gastronomia, o que há de mais lúdico para o turista: tudo é motivo de festa.
Desde a pisa das uvas na época da colheita, para mostrar ao turista como eram feitos os vinhos, passando pela bela iniciativa de recuperar o que foi à época da guerra o vinhos dos mortos- veja – , a música presente em almoços e com suas noites de fados, e com esta festa maravilhosa de São Martinho, este ano completando sua 5ª edição que celebra a abertura dos tonéis de vinho resultantes da pisa das uvas da safra.
Como a maioria dos festejos, a Ilha da Madeira é o mote, com suas tradições e gastronomia, apesar de que o famoso bacalhau tem lugar em toda extensão da “terrinha”, e o belo leitão à Bairrada, no forno à lenha, vir obviamente da Bairrada.
O lugar é belíssimo, com infraestrutura adequada ao visitante que queira passar o dia, pois tem muitas atrações para todas as idades, e não estou falando só da gastronomia e dos vinhos que, aliás, estão cada vez melhores com varietais como Merlot e Cabernet Sauvignon nos tintos, Chardonnay, Moscato Giallo e Lorena dentre os brancos.
Também vinifica uvas não viníferas como a Bordô e a Niagara, faz uma bela bagaceira, e um bom espumante Moscatel. Em breve as instalações para a vinificação serão totalmente modernizadas, facilitando a visitação e conhecimento de quem queira saber mais como se processam as uvas para a vinificação.
Na 5ª festa de São Martinho pude ver e me encantar com grupos folclóricos de canto e dança, com a gastronomia ofertada como a espetada madeirense, as sardinhas na brasa, e as castanhas portuguesas assadas, além dos vinhos e sucos.
Vale uma visita à rota dos vinhos, à Quinta do Olivardo e suas atrações em meio a muito ar puro e paisagens lindas, com lagos, estrutura de lazer para a criançada, para não ficar enfadonho, veja muito mais no site da Quinta do Olivardo.
Não se pode deixar de provar uma iguaria que eu não conhecia o Bolo do Caco, um pão tradicional da Ilha da Madeira, que se faz com batata doce, farinha de trigo, fermento caseiro, água e sal. É uma delícia!
Estrada do Vinho, Km 4- Estância Turística de São Roque – SP [email protected]
11 4711.1100 / 4711.1923
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão