Meninas e meninos,
Adoro carne, amo comer, e como sei cozinhar me torno exigente na apreciação de pratos, mas uma casa que apresenta carnes impecáveis e no ponto de assadas pedido, não tem como não elogiar: estou falando do El Tranvía.
Já conhecia desde há muito a primeira unidade que fica no bairro de Santa Cecília, e que é descrito assim: Num estreito corredor de vila semelhante a um corredor de bonde (“tranvía”, em espanhol) na Rua Conselheiro Brotero do bairro Santa Cecília nascia, em 1997, o restaurante tipicamente uruguaio “El Tranvía”, construído, como a cidade de São Paulo, com a contribuição ativa de migrantes e imigrantes dos mais variados países.
A convite da eficiente assessoria de imprensa fui conhecer a unidade do Itaim Bibi, a mais nova do grupo e que existe há cerca de pouco mais ou pouco menos de um ano, e que eu ainda não havia ido.
A casa muito bem montada, com amplos salões, mesas ao ar livre para dias e noites quentes no andar térreo, um belo bar, adoro ver os balcões onde se pode sentar e beber tranquilamente seu drinque ou coquetel, uma adega com capacidade para 300 garrafas e gavetas personalizadas para se guardar os vinhos pessoais além de espaço kids para conforto dos pais.
Tanto no térreo como no andar de cima possui alguns espaços ótimos para confrarias e reuniões mais reservadas, o El Tranvia, uma verdadeira embaixada gastronômica do Uruguai em São Paulo, onde por muitas vezes os vinhateiros uruguaios nos reúnem a nós, imprensa especializada em vinhos e gastronomia para lançamentos e encontros festivos ao redor da parrilla e dos vinhos uruguaios.
Boas carnes, bons cortes e no ponto certo fazem desta rede, sim, uma rede com duas casas na capital, uma em Alphaville, a Parrillada El Uruguayo, e duas no interior de São Paulo, sendo uma em Sorocaba e outra em Campinas que trazem ao público mais exigente a cultura do assado uruguaio, churrasco grelhado onde a parrilla é a lenha, com carnes importadas do Uruguai, e outras comidas típicas.
Não costumo ficar descrevendo as delícias que encontro nesta caminhada gastronômica que faço, mas as mini empanadas de carne, as morcillas que eu adoro, e alguns grelhados com palmitos(Palmito Pupuña – palmito pupunha grelhado com molho de alcaparras) e aspargos , este levam o nome de Espárragos Don Martín (aspargos grelhados com bacon), fazem a festa dos comensais no couvert.
Como sempre digo, há que se provar para poder ter uma opinião, e eu recomendo certamente o El Tranvía, pois tenho a certeza que agradará aos que amam comer uma boa carne na parrilla.
Todas as informações sobre as unidades com endereço e telefone para reservas no site
Instagram: @eltranvia
Facebook: El Tranvia
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão.