Meninas e meninos,
O vinho Sincronia Merlot 2015 da Vinícola Franco Italiano, garanto, é um exemplar muito distinto da maioria dos vinhos brasileiros desta cepa. Já escrevi sobre o Paradigma Rotto Corte Bordalês que foi o primeiro vinho desta vinícola paranaense que degustei, e tenho observado que é uma constante a qualidade dos vinhos finos de mesa da Franco Italiano.
Também já degustei e comentei no meu instagram, o @divinoguia, sobre o Josephine Chardonnay da Franco Italiano que gostei muito e constatei ser ele muito fácil de harmonizar com um grande leque de opções gastronômicas.
Agora, voltando ao rótulo Sincronia Merlot 2015, que inclusive apresenta nova identidade visual, diferente do que no site mostra, que lá consta o da safra 2010, percebi que a cepa desta variedade realmente, como já disse, se comporta neste vinho de uma maneira singular.
No olfato especiarias doces logo que chega à taça, sua coloração menos escura, mais rubi claro que outros Merlots brasileiros, este exemplar da Franco Italiano não apresenta tantas frutas maduras, e sim mais frutas vermelha silvestres, e um caráter canforado que até me deixou pensando se não há uma pequena quantidade de outra cepa no corte.
Continuando, o vinho se abre e surgem notas mais características de provável safra fria ou mais chuvosa, no entanto ele tem muito equilíbrio entre acidez, taninos e álcool na casa dos 12,5%, e a madeira se mostra no tostado sutil, porém presente, resultado de sua passagem por barricas de segundo e terceiro usos por seis meses.
Levei o vinho para um jantar com minha amiga Camila Coletti, também jornalista que escreve sobre vinhos e gastronomia. Também presente no jantar a sua filha Amanda, que muito contribuiu com comentários, e o local escolhida foi o excelente e bi-estrelado pelo Guia Michelin “Tuju” do Chef Ivan Ralston, um incansável pesquisador de sabores.
Deste restaurante escreverei em outra oportunidade, mas desde já digo que é incrível; a criação gastronômica, passando pelo esmero das montagens do pratos, chegando às maravilhosas obras em louça cerâmica da ceramista Kimi NII onde são servidos os pratos criados.
O menu escolhido foi o chamado Menu de Verão com cinco Aperitivos, duas Entradas, dois pratos Principais e quatro Sobremesas, claro que com esta diversidade este vinho da Franco Italiana teria chance com alguns dos pratos servidos, e deles, assim foi especialmente com dois: a tábua de queijos brasileiros e com o “Segredo de porco, abóbora glaceada em seu suco, repolho fermentado e mostarda caseira”, onde harmonizou plenamente.
Vinho agradável e fácil de beber, facilmente harmonizará com massas de molho vermelho e com especiaria, também com, carnes vermelhas em geral, grelhadas ou em brasatos, carnes de caça de pelo e pena e queijos maturados.
Vinícola Franco Italiana, vale muito a pena aos enófilos conhecer.
Rua Rodolfo Camargo, 26. Colombo-PR. Fone 41 3621-1211
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão