Meninas e meninos,
Torre Blends 2020 corte de 4 castas da Solimam Vinícola Boutique, um vinho com origem no terroir do Alto Uruguai- O relevo é acidentado com planície de solo basáltico-origem vulcânica- recortado por afluentes do rio Uruguai.
Altitudes variam de 500 a 700 m, existindo vales de encostas íngremes entre 100 e 300 metros. Os solos do Alto Uruguai são naturalmente ácidos devido ao alto grau de intemperização e da lixiviação de materiais de origem como cálcio, magnésio, potássio e sódio, o que explica em parte a ótima acidez encontrada no Torre Blends, provavelmente pela adição da Ancellotta.

Alto Uruguai-localização no RS
A Ancellota não é de ter muita acidez, porem, provindo de solos naturalmente ácidos, creio que esta característica deva estar acentuada, incluindo-se também a Cabernet Sauvignon, majoritária no blend.
A Soliman Vinícola Boutique é uma velha conhecida, mas, estive afastado de seus vinhos nos últimos tempos por não ter tido notícias; mas recentemente, estivemos em contato, a enóloga e comercial Paula Vicentini e eu através das mídias sociais.
A degustação deste exemplar o Torre Blends safra 2020, corte de quatro castas: Cabernet Sauvignon(55%), Merlot(25%), Ancellotta(15%) e Montepulciano(5%) devido a uma ótima acidez que constatei, me levou a propor uma harmonização que julguei interessante, um “feijão gordo”, como costumamos chamar o feijão, no caso o preto, com algumas carnes suínas defumadas e com graxos. Adoro fazer harmonizações, pois eu cozinho, e nada melhor que colocar vinhos, de preferência brasileiros com gastronomia brasileira.

Torre Blends 2020 e feijão gordo sendo preparado
As cepas do corte, com características que se completaram muito bem, resultou numa boa harmonização com a gastronomia que fiz. A Cabernet Sauvignon, potente e com taninos, a Merlot com o frutado sedoso, a Ancellotta com aromas frutados e especiados e a Montepulciano com sua coloração acentuada, taninos firmes e também com especiarias e frutas negras, e os 12 meses em barricas ajustou e arredondou ainda mais o vinho.
Pois bem, o vinho tinha tudo isso: No visual, não denotava sua idade, ainda bem violáceo. No olfato, os aromas frutados, com frutas negras e azuis(berries) em profusão, especiarias doces e picantes, e também frutas pacificadas.
Em boca, uma explosão de sabores frutados e especiarias variadas, equilibrado com álcool em 13,5%, taninos presentes e firmes, acidez marcante e refrescante. O cravo no final de boca é nítido, fazendo salivar junto à acidez. Este conjunto me levou à gastronomia proposta, e garanto, deu muito certo!

Torre Blends harmonizado
Tenho um exemplar de Chardonnay para degustar ainda, o Rainha Gran Chardonnay série Romerwein 2023 que me foi enviado com rótulo nomimal a mim, um luxo!

Rainha Gran Chardonnay série Romerwein 2023
Recomendo para todos os amantes de vinhos que procurem conhecer as linhas da Soliman Vinícola Boutique, pois pelo que encontrei no exemplar Torre Blends, valerá a pena.
Procurem a Paula Vicentini- Loja & Vendas (54) 99900-3538
Suporte & Atendimento (54) 3015-6268
contato@vinicolasoliman.com.br
Estrada Erechim – Morro dos Vinhedos, Itatiba do Sul – RS, 99760-030
- Machado de Assis, 823 – Linho, Erechim – RS, 99700-000
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão