Meninas e meninos,
Uruguay Wine com Viña Progreso Cabernet Franc. Os vinhos do Uruguay são únicos, particulares, devido sua grande diversidade de solos. Situado entre os paralelos 30º e 35º latitude sul, a localização é das melhores.
É normal ainda termos as vinícolas do Uruguai com modelo familiar, como o caso da Viña Progreso . O jovem e talentoso enólogo Gabriel Pisano é exemplo do que disse. Descende de família tradicional de vinhateiros, os Pisano cuja origem italiana nos leva a cerca de trezentos anos de atividades.
Gabriel trabalhou em vinícolas da África do Sul, Estados Unidos e Chile. Voltando ao Uruguai, decidiu elaborar seus próprios vinhos em 2006. Para isso, vive em uma casa antiga no meio da vinícola, planta suas próprias vinhas e as acompanha até o momento final de se transformarem em vinhos.
Gabriel, na Viña Progreso, inovou ao utilizar técnica chamada de Open Barrel Fermentation, que é deixar o vinho fermentar em barris abertos. Técnica que aprendeu na região do Priorato.
O Viña Progreso Cabernet Franc 2019, da linha Overground, é um ótimo exemplo do que se espera desta vinícola. Um exemplar rico e elegante capaz de satisfazer a nós, que gostamos desta casta, tanto solo, quanto harmonizado.
Eu escolhi dois pratos para acompanhar este vinho; uma massa e uma carne de cordeiro. A massa, um pappardelle nero ao ragu de cogumelos e brócolis. O cordeiro nas costeletas grelhadas na churrasqueira. Tanto com cada prato, como com os dois juntos, o Viña Progreso Cabernet Franc 2019 ficou excelente.
O vinho
O vinho mostrou-se equilibrado em acidez, taninos e álcool na casa dos 14%. Cor rubi quase violáceo. Aromas frutados lembrando frutas de bosque. Um sutil herbáceo aparece com o tempo em taça, e ambos são confirmados em boca. Leve chocolate amargo também aparece, e uma especiaria picante, talvez cravo da índia, creio que devidos ao estágio por 7 meses em barricas de carvalho, tanto francesas, quanto americanas. Também faz a malolática em barricas francesas.
O INAVI- Instituto Nacional de Vitivinicultura do Uruguay tem um belo trabalho com a enologia e a viticultura do país. Já o Uruguay Wine, reúne e organiza as excelentes vinícolas em um trabalho de difusão para mostrar que o país não é só capaz de vinificar bem a Tannat.
Os vinhos da Viña Progreso são importados e distribuídos pela Vinci
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão