Meninas e meninos,
O jantar com uma bela seleção de vinhos da Viña Garcés Silva acontecido faz um ano, nunca saiu da memória. Aconteceu no Seen, restaurante do Hotel Tivoli Mofarrej, e na ótima companhia de Maria Paz Garcés Silva. Relembrando estes deliciosos momentos, foi a convite da Mistral, a importadora da Garcés Silva com seus vinhos Amayna e Boya. Como esquecer dos vinhos que conheço bem e tanto aprecio, ainda mais na presença da proprietária da Garcés Silva?
A seleção de vinhos apresentada foi pensada em conjunto com a harmonização gastronômica, e estava perfeita. A harmonia ao redor da mesa estava ótima, daí ser fácil, mesmo depois de um ano, recordar estes momentos.
A chilena Viña Garcés Silva está localizada no Vale de Leyda, solo e clima propícios aos frescos vinhos Amayna: Como disse Robert Parker: “Amayna produz inegavelmente os mais finos Sauvignon Blanc da América do Sul”. Mas os vinhos da vinícola Boya, proposta de vinhos mais jovens, sem madeira, não ficam atrás em elegância, frescor, e também podem ter ótimo corpo.
Os vinhos da Viña Garcés Silva degustados na ocasião foram na ordem:
1-Boya Rosé 2016 corte de Pinot Noir e Grenache, cor bem clarinha, fresco, mineral e frutado, ótimo para entradas como o Carpáccio de Polvo com Vinagrete Andino.
2- Amayna Sauvignon Blanc 2017, mineral, frutado cítrico, untuoso e bem fresco, ótimo para os dias calorentos de verão que se aproximam.
2-Boya Chardonnay 2015 vinho espetacular, o tostado que se sente no olfato é resultado de sua mineralidade, pois este não passa por madeira. Frutas tropicais, equilibrado e elegante acompanha diversos pratos desde as entradas até os principais mais leves com frutos do mar e aves.
3-Amayna Sauvignon Blanc Barrel Fermented 2011 espetacular vinho! Amêndoas doces no olfato, também frutas bem maduras. Ótima textura em boca, acidez muito boa, equilibrado, confirma as frutas maduras, as amêndoas doces. Por sua passagem em madeira, agrega volume em boca e por ter 14,5% de álcool, seu conjunto acidez-álcool garante ser vinho que pode ter boa longevidade. Vinho para carnes brancas, pratos mais complexos á base de molhos lácteos. Também queijos gordurosos e pratos agridoces.
4-Amayna Pinot Noir 2015 esse vinho apresenta um blend de madeira de diversos usos para seu amadurecimento de 12 meses nas barricas. Frutado elegante, untuoso, mineral, em boca apresenta boa acidez, textura evidente, equilibrado em taninos, álcool de 14,5% e acidez. Ótimo para carnes e massas.
5-Boya Syrah 2014 vinho espetacular com passagem por barricas de 5º uso. No olfato apresenta sutil químico e carne. Frutas vermelhas e negras surgem depois. Em boca, boa acidez, especiarias, o frutado, surgindo algo fresco como mentol em final de boca. Ótimo com o prato de cordeiro proposto pelo Seen.
Vinhos bons e bons momentos são assim: inesquecíveis.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão