Meninas e meninos,
Vinhos Regeneración apresentados no Esther Rooftop pelo empresário Ariel Kogam, linha de vinhos argentinos, aproveitando a ocasião ao final do ano passado, que o talentoso Chef Benoit Mathurin introduziu mudanças em seu cardápio.
A gastronomia, inventiva e com apresentação fantástica, foi bastante variada, indo de entradinhas como ótimas bruschettas de cogumelos shitake em meio às folhas verdes e lascas de parmesão, ostras, massas recheadas, lagostins onde o abacate está presente em forma de purê e muito mais.
Também antes dos pratos principais, os deliciosos chips de barata doce fizeram a preparação para o peixe que é o que mais fresco se encontra no dia com um caldo de vermouth Noilly Prat e a deliciosa montagem de abóbora de duas cocções com uma carne bovina.
Ah, as sobremesas além de lindas, espetacularmente bem feitas também brilharam junto aos vinhos que têm rótulos bem divertidos, e que podem ser pedidos por e-mail [email protected]
Os vinhos degustados começo com o Amansado, um branco interessante de uma uva pouco conhecida a Pedro Ximenes, que tem boa mineralidade; na linha dos Amansados um rosado de Cab. Sauvignon que me pareceu faltar um pouco de frescor, o Malbec, este muito bom, com equilíbrio entre álcool, acidez e taninos.
Também uma linha Família Cecchin com Malbec, vinho orgânico e sem sulfitos, e um late harvest muito interessante, mas na verdade o nome Regeneración em apenas um rótulo, da Família Kogan, um bom Bonarda, com boa acidez e corpo, taninos ainda se mostram permitindo supor sua guarda por mais algum tempo sem problemas.
Além dos vinhos e da ótima gastronomia, não posso deixar de lado a história do edifício, que data de 1938, projeto de Álvaro Vital Brasil, os Álvaros, modéstia de lados, são sempre muito bons no que fazem!
Lá passaram moradores ilustres com Di Cavalcante, e o mestre dos mestres que deu início aos que chamamos de etiqueta à mesa, Marcelino de Carvalho, a origem do conhecimento dos brasileiros sobre vinhos, gastronomia que os acompanha, taças, e posições tanto de pratos, talheres e taças, com o melhor lugar à mesa para comensais convidados.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão