Meninas e meninos,
Aqueles que me conhecem sabem da cruzada que faço para unir o turismo, a gastronomia e os vinhos como a forma mais lúdica de conhecimento nestas áreas citadas. A cultura nestas três atividades através da interação e integração lúdicas fornece uma memória olfativa, gustativa e visual que jamais nos esqueceremos, mesmo com outras experiências magníficas no decorrer dos anos.
Garibaldi na Serra Gaúcha une estes requisitos que tanto aprecio e cultuo, fazendo com que os turistas percebam o quanto é prazeroso estar em uma cidade linda, bem cuidada e com os atrativos da gastronomia e vinhos, além, é claro, do turismo na própria cidade.
Garibaldi está entre as 29 cidades mais bonitas do Brasil, e quem afirma é expert em turismo, o site Viajando com a Expedia, que listou os municípios considerados mais belos do território nacional, tanto pelas atrações naturais, quanto pelas tradições históricas.
De acordo com o Expedia, “aqui as videiras são as estrelas da região, ostentando o alto potencial das uvas produzidas nas Serras Gaúchas. Garibaldi é conhecida atualmente como a Capital Brasileira do Espumante que, convenientemente, presenteia os visitantes com a Rota dos Espumantes, com direito a um show de prazeres e sabores”.
A sugestiva lista das cidades pode servir de decisão para uma viagem marcante, e se encontra no site Viajando com a Expedia . Ainda sobre a Capital Brasileira do Espumante, o X Concurso do Espumante Brasileiro está chegando e as vinícolas interessadas têm até 29 de Setembro para entregar as garrafas na sede da Associação Brasileira de Enologia.
O X Concurso do Espumante Brasileiro, realizado pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) no período de 18 a 20 de Outubro, integra a programação da Fenachamp 2017, que acontece na Capital Brasileira do Espumante, em Garibaldi (RS).
Poderão participar espumantes naturais, provenientes de uvas vitis viníferas, obtidos a partir dos diferentes métodos, que estejam sendo comercializados normalmente pelas empresas. Os espumantes serão degustados às cegas, seguindo normas internacionais, dentro de suas categorias: espumantes de segunda fermentação (Charmat e tradicional) e espumantes de primeira fermentação (moscatéis).
O concurso segue as normas da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e da União Internacional de Enólogos (UIOE). As degustações serão realizadas na Câmara da Indústria e Comércio de Garibaldi (CIC). A expectativa é que esta 10ª edição supere a adesão de 2015, quando foram registradas 264 amostras de 70 vinícolas de 10 regiões produtoras do Brasil.
As inscrições podem ser feitas mediante preenchimento de ficha online por meio do link de acesso e com pagamento da taxa de inscrição. O prazo para as vinícolas entregarem as amostras encerra dia 29 de setembro. Para o presidente da ABE, enólogo Edegar Scortegagna, esta é uma grande oportunidade de promoção da bebida. “Durante dois dias, um júri formado por enólogos, sommeliers e jornalistas especializados degustará na taça o desempenho do espumante brasileiro. O resultado será compartilhado com o mundo”, destaca.
Scortegagna também chama a atenção para o destaque que os espumantes premiados vêm ganhando a cada edição do concurso, configurando-se como um excelente parâmetro para o mercado consumidor tanto interno quanto externo.
Eu se fosse você, nas suas férias, escolheria esta data para aproveitar Garibaldi e suas belezas unindo os vinhos, o turismo e a boa gastronomia da Serra Gaúcha, que tem na imigração italiana, nesta parte do RS, influências na culinária e também na vitivinicultura que vem crescendo e se aprimorando.
Fotos: Jeferson Soldi, Priscila Pilletti, Jean Teixeira e Carlos Bem.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão