Meninas e meninos,
Em 17 de Abril se comemora o Dia Mundial da Malbec, uma promoção do Wines of Argentina, apesar desta cepa ser originária da França, na região de Cahors onde também é chamada de Cot. Situada no Sudoeste francês, nas margens do rio Lot, sua AOP Cahors de onde a Malbec ou Cot é originária, é menos conhecida do que a Malbec mendoncina, uma das uvas mais plantadas na Argentina, de onde veio sua grande notoriedade pelo bom desempenho em seus vinhos, coisas do mundo vitivinícola.
A Malbec também é cultivada em alguns outros países, tais como o Brasil, com poucos vinhos desta cepa, é verdade, o Chile, de onde diz a história que é mais antiga ainda que na Argentina, e também na Nova Zelândia. Os estilos variam bastante em cada região, de vinhos frutados, macios e moderadamente frescos a austeros, tânicos, longevos e de grande complexidade. Sua cor profunda e seu aroma marcante são presença constante.
Uma importadora que pode apresentar alguns exemplares de Malbec da França, da Argentina, do Chile e da Nova Zelândia é a Premium Wines, vejam a seleção de vinhos produzidos com esta uva não só da Argentina, mas do seu país de origem, além do Chile e da Nova Zelândia para as comemorações do Dia Mundial da Malbec, com preços sob consulta no site
SUDOESTE DA FRANÇA (CAHORS)
• Château Lamartine Cahors 2013
• Château Lamartine Cahors expression 2009
ARGENTINA
La Consulta Malbec Roble 2018 e La Consulta Reserva Malbec Uco Valley 2017
Tercos Malbec 2016 (Mendoza
El Malbec de Ricardo Santos 2016 (Mendoza) e El Gran Malbec de Ricardo Santos (Mendoza)
Fabre Montmayou Temporada Malbec 2017 (Mendoza) ; Fabre Montmayou Reserva Malbec 2016 (Mendoza);
Fabre Montmayou Gran Reserva Malbec 2016 (Mendoza) ; Fabre Montmayou Gran Reserva Malbec 2013 – Magnum (Mendoza) e Fabre Montmayou Barrel Selection Malbec 2016 (Patagônia)
CHILE
Polkura Malbec 2014
NOVA ZELÂNDIA
Stonyridge Luna Negra Malbec 2009 ou 2010
http://www.premiumwines.com.br/
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão