Meninas e meninos,
TasteIT Food and Lounge com o prato signature da casa, o Le Cordeiro Paulistano, dá início à nova temporada de iguarias do Chef Jean-Christophe Burlaud. O prato consiste de 500g de corte de cordeiro assado com salsa verde, farofa e feijão fradinho com pimenta biquinho, mas isto é apenas o começo de uma nova etapa.
O Chef Jean-Christophe explica: “na marca Pullman há preocupação de trazer à mesa emoção, técnica e criatividade, Valoriza-se riqueza dos detalhes e ingredientes não somente orgânicos, mas também regionais. Os pratos artesanais junto com a escolha de ingredientes transformam uma refeição em um momento único”.
Já estive outras vezes no Hotel Pullman Ibirapuera, e sempre me encanto com a gastronomia do Chef Jean-Christophe Burlaud , que por filosofia utiliza ingredientes brasileiros como releituras da gastronomia francesa.
Para ficar ainda mais brasileira sua cozinha, e em consonância com as propostas de sustentabilidade defendias pelo Grupo Accor, as cozinhas do restaurante TasteIT Food & Lounge, do Pullman São Paulo Ibirapuera, receberam as louças artesanais criadas pelo grupo de empreendedoras do projeto Balsear, parceria com Aldeia das Mulheres.
O Chef Jean-Christophe, do TasteIT Food and Lounge, conheceu o projeto em uma visita ao Museu da América Latina e enxergou uma conexão entre o Pullman SP Ibirapuera e este trabalho artesanal. Além de produzirem verdadeiras obras de arte sustentável, o empoderamento promovido às artesãs se conectou com os pilares de diversidade e inclusão defendidos na Accor, dando início ao Connect.
Projeto Connect é a proposta do hotel onde fornecedores locais e que valorizem a sustentabilidade, a diversidade e o comércio justo através de trabalhos artesanais são o alvo. No restaurante as louças que estão agora para o serviço, são feitas artesanalmente por mulheres pescadoras da represa Billings que participam do Projeto Balsear como forma de gerar uma renda complementar durante o período de defeso-meses em que a pesca é proibida.
Vanderlea Lima, do projeto Balsear, lembra que “a única coisa que se pede é oportunidade, acreditamos no nosso esforço e na nossa capacidade. Somos honestas, batalhadoras e transparentes e nunca imaginamos pisar em um restaurante como esse, o que dirá ver nossos pratos servindo criações de um Chef francês. Foi um desafio grande, titubeamos, batalhamos, mas no fim conseguimos entregar o que nos foi pedido. Acreditamos que mais pessoas poderão conhecer nosso trabalho aqui”.
As louças foram confeccionadas para o TasteIT Food and Lounge em formas de gotas, troncos e flores, e segundo as artesãs, homenageiam a Mata Atlântica e a Represa Billings. As peças de cerâmica, verdadeiras obras primas e singulares, levam cerca de 30 dias para serem confeccionadas e custam a partir de R$ 50,00 a unidade.
“Projetos como o Balsear nos fazem refletir sobre o empreendedorismo feminino e a sustentabilidade. Esse grupo de mulheres que trabalham as cerâmicas constituem uma parte importante da sociedade e acreditamos que trazer isso para nossos hóspedes é essencial” completa Jarves Rockenbach, gerente geral do hotel.
Os ingredientes brasileiros com a técnica francesa é o que fazem do restaurante TasteIT referência no cenário gastronômico. O chef Jean-Christophe Burlaud, responsável pela cozinha do restaurante localizado no Pullman Ibirapuera, trabalhou no Plaza Athenée, em Paris, com Alain Ducasse e foi proprietário do bistrô On Va Manger.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão