Meninas e meninos,
Il Pareto um Supertoscano fantástico, tinha que ser a chamada desta postagem. Nestes dias de isolamento social, fiz algumas descobertas na minha adega. Alguns vinhos, deixados para envelhecer e depois esquecidos por mais tempo que me dispunha a esperar, estou agora aproveitando.
Já me surpreendi com vários exemplares assim de minha adega, e ainda bem que nenhum estava passado. Teria chorado lágrimas de sangue se encontrasse algum vinho que deixei passar pelo tempo de armazenagem. O Il Pareto é um vinho italiano da Ambrogi & Giovanni Folonari, elaborado com Cabernet Sauvignon em Greve in Chianti. Por este motivo é um IGT devido ao uso de uvas fora da denominação, mas um supertocano de respeito.
No contra rótulo do Il Pareto 2009 contava a Cantu Importadora com a responsável pela importação e distribuição. Como faz algum tempo que não tenho me atualizado com o catálogo, fui pesquisar e não achava no site da importadora.
Resolvi postar no meu instagram, fazendo a ressalva que não tinha a certeza de ainda o Il Pareto constar do catálogo e fui pesquisar pelo computador. O buscador pelo país, a Itália mostra o vinho com Tenute La Fuga, mas o rótulo é do vinho que tem Tenuta Di Nozzole.
Vamos ao vinho:
Com 15% de álcool esperei ser um daqueles vinhos potentes e encorpados ao extremo, mas não se mostrou assim. Muito equilibrado, em seus taninos ainda evidentes, frescor e álcool, o vinho surpreendeu.
Já em sua cor não denotava os 11 anos passados. Sim tinha bordas mais atijoladas, mas nada muito marcado. Abriu logo, brilhando, rubi, e com olfato dos terciários, fumo de corda, couro, aparecendo em seguida o caramelo, a baunilha e a fruta madura.
Em boca, acidez incrível para a idade, equilibrado, e o álcool muito bem integrado. Estagia entre 16 e 18 meses em barricas francesas. Garanto que se bem guardado ainda resistirá uns bons anos mais com toda sua glória.
Harmonizações bem variadas podemos ter com o vinho, carnes vermelhas mais graxas, braseadas, assadas. Caças de pelo e pena e queijos maturados irão acompanhar muito bem.
Uma surpresa deliciosa o Il Pareto, descrito no site da vinícola
“Pareto é o Cru da empresa, uma importante aposta que valeu a pena para Cabernet Sauvignon na área de Chianti. Só é produzido nos melhores anos”.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão