Meninas e meninos,
Bodega Köetz e o Marselan 2021, garrafa 24 de 400 produzidas. Não é um privilégio? Antes de falar sobre o vinho, tenho que relembrar a cadeia de amizade que une os vinhateiros apaixonados.
Quem começou tudo foi minha querida amiga Lizete Vicari da Dominio Vicari que tenho orgulho em dizer ter sido o primeiro a escrever sobre seus vinhos. Depois nesta ordem conheci o Humberto Conti, através dele o Rubem Kunz , e que através dele conheci o Bernardo Simas , que gentilmente me enviou o Pet-Nat do Eduardo Mendonça . O vinho tem isto, é gregário, faz a aproximação de pessoas, faz bem à saúde, e tantas outras virtudes.
O Roger Köetz, conheci por causa destes amigos vinhateiros, principalmente os de Taquara-RS. Recebi do Roger três vinhos da safra 2021. Este Marselan que não tenho como comparar safras, visto não ter provado a cepa em 2020. Um Pinot
que tenho com comparar com a safra de 2020, e também um Cabernet Franc onde também tenho comparativo.
Fico contente ao ver muitas vinícolas dando atenção à cepa Marselan, um cruzamento da Grenache Noir e Cabernet Sauvignon que muito me agrada. Quem me mostrou pela primeira vez esta cepa engarrafada no Brasil foi a Dom Cândido, já nem lembro o ano, foi no lançamento do rótulo 4ª Geração.
Este Marselan da Bodega Köetz tem uma cor violácea linda. As uvas, segundo o QRCode do contrarrótulo vêm de André da Rocha/RS com 700m de altitude. Vinificação em Taquara-RS. onde também o vinhateiro Rubem Kunz dos Vinhos da Rua do Urtigão vinifica. Tenho alguns vinhos do Rubem ainda esperando prova! Como sempre, a intervenção é mínima, onde o S02 somente é agregado no engarrafamento em mínima quantidade.
O vinho não é filtrado, e seus aromas são complexos. Chega com muita fruta de bosque, aquelas mais acídulas como amoras pretas e cerejas silvestres.
Com o tempo curiosamente a banana aparece, creio que devido ao processo de maceração pelicular. As leveduras são indígenas ou nativas. Mais passa o tempo em taça e aí surgem especiarias doces como a nós moscada, cardamomo e cacau.
Bom corpo, macio e equilibrado em taninos, acidez ótima e álcool comportado em 12,5%, Final de boca persistente e agradável. Parabéns Roger, seu exemplar Köetz Marselan é top!
Para harmonizar, gastronomias simples, com algumas especiarias, como carnes vermelhas em cocções variadas. Queijos mais maduros. Embutidos como salames e copas, que são bem especiados. Com massas ao molho vermelho, vai bem.
Obrigado Bodega Köetz pela gentileza do envio, mesmo com tão limitada tiragem engarrafada.
Bodega Köetz 51 9 9319-6898
Instagram @bodegakoetz
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão