Meninas e meninos,
Dia do Vinho 2018 está chegando e neste ano acontecerá de 18 de Maio a 03 de Junho com muitas atrações em três importantes regiões brasileiras produtoras. O Vale do São Francisco, no nordeste brasileiro, o Roteiro de São Roque, a 60 quilômetros de São Paulo, Porto Alegre, o Vale Central Gaúcho, a Campanha Gaúcha e a região Uva e Vinho da Serra Gaúcha se unem para celebrar, com mais de 300 atrações simultâneas, o Dia do Vinho 2018.
Sempre comento que dia do vinho é todo dia, mas em um país como o nosso onde a cultura do vinho ainda é muito recente, a organização de eventos comemorando a data é muito bem vinda.
Temos hoje no Brasil vinhos sendo feitos em muitas regiões que até bem pouco tempo nem pensávamos que iriam produzir uvas, quanto mais vinificar e com qualidade. Ainda não temos uma estrutura de consumo que nos permita poder falar em escalas que consigam minorar preços de produção.
“O Dia do Vinho, desde a origem, celebra a cultura, a história e a produção vitivinícola de maneira integrada por todo o Brasil. As mais diversas regiões do país se unem e oferecem durante o mesmo período uma série de atividades especiais, eventos, jantares e almoços harmonizados, cursos de degustação, promoções e, principalmente, descontos. O Dia do Vinho foge da ideia de evento realizado em único local. Pelo contrário: são duas semanas de programação voltada ao enoturismo e à gastronomia, para se aproveitar em dezenas de municípios com as mais variadas características e atrações, todos os dias. É só escolher e ir”, explica o presidente do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Oscar Ló.
Para saber um pouco da história do Dia do Vinho veja neste site aqui e também aqui .
Em 2018, as duas semanas de Dia do Vinho terão atrações espalhadas pelo Vale do São Francisco (BA), São Roque (SP), Itaara, Santa Maria, Silveira Martins e São João do Polêsine (Vale Central Gaúcho), Bagé, Candiota, Dom Pedrito, Itaqui e Santana do Livramento (Campanha Gaúcha), Antônio Prado, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira, Veranópolis e Vila Flores (Serra Gaúcha – Região Uva e Vinho) e a capital gaúcha, Porto Alegre (RS).
“A expectativa é de um incremento de 10% na geração de negócios ligados ao enoturismo e à gastronomia nos mais de 200 empreendimentos integrados à programação do Dia do Vinho, em todas estas regiões. Ainda assim, trata-se de um impacto difícil de mensurar, justamente em função do alcance nacional do evento, que envolve características muito particulares de cada território e comunidade. Em nível local, sabemos que será possível contar com o atrativo extra de dois feriados muito fortes, que são Corpus Christi e Nossa Senhora de Caravaggio”, avalia o presidente do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (Segh) da Região Uva e Vinho, Vicente Perini.
Como duas sugestões, para os que moram em São Paulo, São Roque tem programação especial com atrações e descontos para comemorar o Dia Nacional do Vinho, e de 18 de Maio a 03 de junho, vinícolas e restaurantes da região oferecerão descontos e atividades para visitantes que aproveitam a cidade no início da temporada de inverno.
“Ao todo, 30 estabelecimentos do Roteiro do Vinho oferecerão ações especiais durante as semanas comemorativas, será um prazer integrar o turista ainda mais no mundo do vinho”, ressalta Túlio Patto, presidente do Roteiro do Vinho.
Também para os que possam ir conhecer de perto a região produtora no RS, ampla programação é oferecida pela centenária Peterlongo, de Garibaldi (RS), para celebrar o Dia do Vinho de 18 de Maio a 3 de Junho.
Descontos especiais em vinhos, degustações harmonizadas, além de uma sessão especial do Wine Movie Peterlongo com o filme O Julgamento de Paris integram a programação.
Mas isto e muito mais pode ser visto e acompanhado no site
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão