Meninas e meninos,
Norton Reserva Cabernet Sauvignon 2014 e caldinho de feijão pode? Sim, pode e indo mais além, deve se for esta a vontade de quem está degustando ambos. Vai contra as regras de harmonização ou apenas não é uma harmonização das mais corriqueiras?
Para responder estas perguntas, recorro sempre ao que tenho escrito que a maior de todas as regras em harmonizações entre vinhos e gastronomia, é a de se gostar do que se está bebendo e comendo e basta!
Mas em geral, temos que ter em mente que esta regra geral é individual, pois para agradar mais de uma pessoa entra a segunda regra geral, a de que o ambiente entre as pessoas esteja harmonizado, e mais, que paladares e gostos particulares sejam compartilhados.
Isto posto, foi o que aconteceu quando propus esta harmonização com o Norton Reserva Cabernet Sauvignon 2014 digamos menos clássica para uma noite fria, com um caldinho de feijão farofinha de torresmo e com micro pedacinhos de bacon.
Ficou ótimo, diga-se logo, e elogiada pelos amigos que à mesa duvidavam da harmonia, por terem lido que para o embate com o feijão, é difícil de encontrar um vinho que harmonize bem.
Eu prefiro, quando o prato tem feijões, sejam eles pretos, carioquinha, verdes ou brancos, que os vinho tenha um frescor muito bom, e taninos suaves ou quase sem serem notados, um bom exemplo em geral são os rosados.
Mas esta harmonização eu a faço quando há possibilidade de escolha do vinho, e da gastronomia que vai levar o feijão no preparo, não é o caso do caldinho em análise, que é uma preparação distinta, com bastante temperos, alguma gordura dos torresmos em farofa e do bacon micro cortado.
O vinho, o Norton Reserva Cabernet Sauvignon 2014 é potente, tem estrutura para acompanhar pratos encorpados, sejam eles carnes, queijos maturados, ou pratos compostos de muitos ingredientes e caldosos.
Bastante fruta ainda se encontra, as especiarias surgem no olfato e depois em boca, uma boa acidez, que em geral, no caso dos vinhos argentinos, pode levar correção de ácido tartárico, equilibrado em taninos e álcool de 14,5%.
Passa por madeira, afinal, é o que se espera de um reserva, por 12 meses segundo sua ficha técnica descrita no site da Winebrands, a importadora responsável por trazer os rótulos desta famosa bodega ao Brasil.
O Norton Reserva Cabernet Sauvignon 2014 é um vinho para quem gosta deste estilo mais encorpado, e muito fácil de gostar, pois atende uma parcela grande dos apreciadores da cepa Cabernet Sauvignon, que neste caso se expressa muito bem.
Ousem mais em suas experimentações com vinhos e gastronomia, garanto que vão acertar mais do que errar se as condições primeiras que mencionei no texto forem observadas.
Winebrands
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão