Meninas e meninos,
O Protagonista divide o protagonismo. Assim deve ser quando harmonizamos vinhos e gastronomia, pois o ideal é que se somem. Foi o que consegui com o vinho da ótima Antigua Bodega Stagnari, tradicional bodega do Uruguai; Protagosnista 2020.
O Protagonista é um corte das uvas Marselan, Cabernet Franc, Shiraz e Merlot assim descritas no contra rótulo, me levando supor que as proporções são maiores para as citadas na mesma ordem, mas nem sempre isso é verdade.
Como os vinhos da Antigua Bodega Stagnari agora estão sob importação da Barrinhas Importadora , acredito que serão bem valorizados dentro do catálogo da empresa, segundo conversei com os meus amigos Claudio Moreira, diretor, e o Gregório, que é o representante para São Paulo.
Visitei a Antigua Bodega Stagnari pela última vez já faz alguns anos, mas conheço a família desta bodega desde sua chegada ao mercado brasileiro, e diga-se, não muito bem trabalhada, em 2011, mas sempre estou degustando seus vinhos e escrevendo sobre eles aqui no Divino Guia .
Voltando ao Protagonista 2020, safra que foi sua estreia, o vinho já agradou muito à crítica especializada, foi eleito revelação do ano pelo Guia Descorchados .
Analisando o vinho Protagonista para ver qual prato eu executaria para acompanha-lo, me encantou sua cor viva, rubi brilhante e o olfato frutado com misto de especiarias, o palato com ótima acidez, a fruta e taninos amáveis, então me decidi por uma vaca atolada.
A vaca atolada tradicional leva além da costela bovina a mandioca quase que toda desmanchada, um o outo pedaço mais inteiro. Eu gosto com pedaços da mandioca, bem cozidos, molinhos, mas ainda inteiros na quase totalidade.
Prato caldoso que se pode comer com arroz ou farinha, seja de milho ou mesmo de mandioca. Desta vez optei pelo arroz e acrescentei folhas de agrião, tanto pelo frescor, quanto pelo leve picante.
A carne bovina perde a gordura no cozimento, então precisava de um vinho com boa acidez, mas com taninos mais macios, menos evidentes, o restante é puro amido, e o Protagonista, com álcool em 13,5% veio para completar a harmonia. Por isso mesmo disse que o Protagonista dividiu o protagonismo!
Recomendo muito que conheçam este e outros vinhos do catálogo da Antiga Bodega Stagnari que a Barrinhas está importando, e claro, aproveitem para dar uma olhadinha em geral pelas páginas da importadora.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão