Meninas e meninos,
Esta semana se inicia se dedicando aos vinhos portugueses, sim porque teremos dois belos eventos com vinhos portugueses para a alegria dos enófilos e degustadores que poderão apreciar e aprender muito sobre os vinhos deste país produtor de tão grande importância no cenário vínico mundial.
O primeiro dos eventos, já no dia 07 de Junho é o Vinhos da Península de Setúbal, onde a CVRPS-Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal veja aqui tem como principal missão a defesa das DO Setúbal e Palmela e IG Península de Setúbal.
Também faz parte desta missão a aplicação de regulamentação, fomento e controle dos vinhos produzidos nas respectivas áreas geográficas com a finalidade de garantir sua origem, genuinidade e qualidade. Na Península de Setúbal produzem-se três tipos de vinho certificado: Vinhos DO Palmela; Vinhos DO Setúbal e Vinho Regional Península de Setúbal.
Dentre os destaques das provas, rótulos já consagrados no mercado mundial, vinhos tintos, brancos e rosés tradicionais, além dos famosos Moscatéis de Setúbal. Entre os produtores participantes: Jaime Quendera, Adega de Pegões, Luis Simões e Pedro Santos, da Quinta do Brejinho da Costa; Joana Freitas, da Casa Ermelinda Freitas; Joana Vida, da Venâncio da Costa Lima; Filipe Cardoso, da Sivipa e Quinta do Piloto; Mário Cravidão, da CW – Comporta Wines; António Saramago Filho, da António Saramago Vinhos, Nuno Palhoça, da Filipe Jorge Palhoça Vinhos e Nuno Cândido, da Adega Camolas. site e
O outro evento onde 84 produtores e quase 600 rótulos estarão presentes, é o Vinhos de Portugal, onde vários produtores de variadas regiões de Portugal trarão para prova seus belos vinhos e o público terá a oportunidade de fazer degustações diretamente com os produtores portugueses e seus representantes, uma ótima oportunidade para conhecer e conversar com quem faz a fama dos vinhos portugueses.
Dentre eles, só para destacar uma novidade, o Vinho verde da Quinta da Companhia estará presente ao evento Vinhos de Portugal, sendo apresentado já que acaba de chegar ao Brasil através da nova importadora Cork, que traz o rótulo com exclusividade.
A vinícola está localizada no Vale de Cambra, na Região Demarcada dos Vinhos Verdes, em Portugal, entre o verde do vale e o frescor da serra. “Um sonho proveniente da determinação em promover e valorizar o patrimônio cultural vinícola que tão bem caracteriza Vale de Cambra”, diz o produtor José Paulo Martins. “Um vinho produzido exclusivamente de uvas provenientes da propriedade, com trabalho de vindima essencialmente manual, o que confere a autenticidade, personalidade e estrutura ao vinho Quinta da Companhia”, explica.
Localizada nas encostas de Algeriz, a Quinta da Companhia tem todas as condições ideais para produzir um vinho com personalidade e características únicas, que leva o vinho poder tanto ser consumido jovem, como também ser guardado por período de até três anos.
Fernando Moura privilegia a autenticidade de cada casta que compões o corte do Quinta da Companhia sendo a Loureiro 50%, Trajadura 30% e Arinto 20%, bom corpo, aromas frutados e sutil floral que com algum tempo em taça, surgem muitos outros aromas, sugerindo ser este vinho bem complexo.
Vinhos de Portugal – São Paulo
8 a 10 de junho
Horários:
Dia 8/06, sexta-feira, das 17h às 22h
Dia 9/06, sábado, das 12h às 22h
Dia 10/06, domingo, das 13h às 22h
Shopping JK
Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041 – 3º piso – Vila Olímpia
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão
|