Meninas e meninos,
Michel Torino Reserva Tannat 2017, muito bom vinho com nome italiano da vinícola, uva francesa e terroir argentino. Conjunto interessante para um vinho distinto e com boa relação preço X qualidade: R$75,00.
Quem importa é a Bruck, tradicional no mercado de vinhos há mais de 80 anos e que tem no seu catálogo, vinhos de vários países, e nesta degustação onde fui convidado pelos amigos da Terravinis, uma seleção de vinhos da Bruck estava à disposição dos amantes pelos bons caldos, na boa casa de carnes DiBaco da unidade Vila Nova Conceição.
Interessante notar este Michel Torino Tannat, que tem procedência em solos do Vale de Calchaquíes, no Vale de Cafayate em Salta a 1700 m de altitude, muito pobres e rochosos, que recebem irrigação com água procedente do degelo da Cordilheira dos Andes. Amplitude térmica bem grande durante o dia e a noite, podendo chegar aos 22º de variação, clima seco, baixa umidade como em geral na Argentina, e muita insolação fazem deste Tannat bem distinto de outros vinhos da mesma cepa.
Passam por barris de carvalho numa mescla entre madeira francesa e americana e que não escondem a fruta deste vinho, que apenas pede um cuidado para ser degustado, que é resfria-lo um pouco mais que o normal, principalmente nestes dias de intenso calor, devido aos seus 14º de álcool.
No olfato a fruta negra, um sutil floral que não é tão comum nesta variedade e cacau em pó. Em boca o frutado em compota, o chocolate margo, muito bom equilíbrio entre acidez e taninos, e como já alertei, sendo resfriado, o álcool de comporta bem.
Além deste vinho, estavam outros dos quais muitos são conhecidos, mas um me chamou a atenção pelo nome, um Gran Vin de Bordeaux o Petrus Lambertin 2015, taninos macios, equilibrado em acidez e álcool de 14º-aqui o mesmo conselho para o Michel Torino Tannat de refrescar um pouco mais- e alguns exemplares que aprecio muito, de uma casa tradicional chilena a Montgras .
Fiquem alerta para este bom Michel Torino Reserva Tannat 2017, pois o vinho mesmo no verão é um excelente acompanhamento pra os churrascos de final de semana, as carnes vermelhas grelhadas, assadas e mesmo ensopadas ou ao molho.
Até o próximo brinde!
Álvaro Cézar Galvão